Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

O Colégio Santo Ivo pretende formar pessoas com espírito crítico, atuantes na sociedade em que vivem, capazes de intervirem na realidade existente, enriquecendo-a ou modificando-a, agindo sempre com responsabilidade, imperando o espírito de cooperação na construção do coletivo, do social, do humano e da qualidade de vida para todos.

Propõe-se a desenvolver, em parceria com as famílias, a formação para valores éticos, qualidades morais, traços de caráter, atitudes e convicções humanistas e humanitárias. Quer formar pessoas com autoestima elevada, buscando sempre o melhor de si e para si e, consequentemente, para a comunidade.

Pretende despertar nos alunos atitudes de investigação, tais como curiosidade, a necessidade de discutir e aprofundar os seus conhecimentos, de formular e solucionar problemas, tornando-os autoconfiantes nas suas potencialidades.

Pretende, ainda, que os alunos adquiram informações e que, através delas, possam construir conceitos, dominar procedimentos, desenvolver as capacidades cognitivas, motoras, afetivas e relacionais. Que saibam buscar, selecionar e organizar as informações importantes para a construção de pontos de vista.

Quer, também, desenvolver alunos conscientes da sua responsabilidade em relação ao seu projeto pessoal, mostrando a importância das escolhas e das decisões tomadas no decorrer de sua existência. Alunos comprometidos com os estudos e que percebam a importância do conhecimento e o prazer que este promove ao ser adquirido.

Pretende formar pessoas que saibam trabalhar em equipe, que saibam se comunicar clara e objetivamente, que saibam argumentar e que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos.

Acredita que aprender é construir um significado pessoal para os conteúdos culturalmente elaborados e que o ensino-aprendizado ocorre através da ação e da interação com os objetos estudados. Em decorrência disso, o trabalho deve ser pautado nos conceitos existentes na estrutura cognitiva do aluno. O professor deve favorecer a ocorrência dessa aprendizagem ao propiciar a relação entre o que o aluno já sabe (conhecimentos prévios) e a nova idéia a ser aprendida, modificando os esquemas de conhecimento do aluno. Para tanto, propõe-se a oferecer um ambiente onde haja respeito ao ritmo de cada aluno e as suas possibilidades, estimulando a riqueza da diversidade.

Quer formar alunos autônomos, reflexivos, que saibam pensar sobre os conhecimentos, sendo criativos no sentido de construírem novos saberes, tornando-os sujeitos do processo ensino-aprendizado.

Considerando a proposta educativa do colégio, enfatizando a sua função original de ensinar, o maior objetivo é que os alunos aprendam dentro desta perspectiva.

Tendo como referência este documento, os profissionais que atuam no colégio utilizam critérios para atingir esta qualidade nas experiências de aprendizagem dos alunos, focando o que os mesmos aprendem, como aprendem e em que grau são capazes de pensar e atuar com o que aprendem.