Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

O Colégio Santo Ivo pretende formar pessoas capazes de compreender o mundo em que vivem e de intervir na realidade, pensando de forma global e crítica, imperando o princípio da cooperação na construção do coletivo, do social e do humano, prevalecendo sempre o bem comum.

Pessoas que conheçam as manifestações artísticas e culturais globais e, principalmente, a cultura brasileira, valorizando-a, cultivando-a e difundindo-a.

Propõe-se, em parceria com as famílias, a desenvolver pessoas com convicções humanistas e humanitárias. Pessoas com consciência da própria identidade, que saibam lidar com suas emoções e autocrítica, desenvolvendo o respeito próprio, reconhecendo-se como sujeito histórico.

Pretende desenvolver alunos conscientes da sua responsabilidade em relação ao seu projeto pessoal, mostrando a importância das escolhas e decisões tomadas no decorrer de sua existência, verificando resultados e mudando ações. Alunos comprometidos com os estudos e que percebam a importância do conhecimento e o prazer que este promove ao ser adquirido. Alunos com autoestima elevada, buscando o melhor de si, para si e para a comunidade.

Pretende, ainda, despertar nos alunos habilidades investigativas e analíticas, tais como curiosidade por questões locais e globais, incentivando-os a serem agentes de mudanças, inovando e criando soluções. Que sejam fluentes digitais, capazes não só de pensar e interagir através destes recursos, buscando, selecionando e organizando informações relevantes para a construção de pontos de vista, mas também de refletir e agir sobre os impactos globais dos mesmos, prevalecendo posições éticas, democráticas e solidárias.

Quer, também, formar pessoas com espírito crítico, autônomas, criativas, que saibam trabalhar em equipe, comunicar-se de forma clara e objetiva, argumentar, utilizando o diálogo como forma de mediar os conflitos. Pessoas que exerçam a empatia e a flexibilidade, sabendo lidar com a diversidade.

Acredita que aprender é construir um significado pessoal para os conteúdos culturalmente elaborados e que a aprendizagem ocorre através da ação e da interação com os objetos estudados. O trabalho em equipe e a pesquisa também são fundamentais na construção de novos saberes e na resolução de problemas, estimulando a troca entre os pares e a riqueza da diversidade. A proatividade é característica relevante na formação desse estudante. Para tanto, propõe-se a oferecer um ambiente onde haja respeito ao ritmo e às possibilidades de cada aluno, com intenção de personalizar o ensino e desenvolver inteligências.

Considerando a proposta educativa do colégio, enfatizando a sua função original de ensinar, o maior objetivo é que os alunos aprendam dentro desta perspectiva.

Tendo como referência este documento, os profissionais que atuam no Colégio Santo Ivo utilizam metodologias diversificadas para atingir essa qualidade nas experiências de aprendizagem dos alunos, com foco no que aprendem, como aprendem e em que grau são capazes de pensar e atuar com o que aprendem.