6º ano simula sistema de abastecimento de água de uma cidade

A água é, paradoxalmente, o elemento mais abundante na superfície terrestre e o mais disputado pelo ser humano. Isso acontece por diversos motivos. O principal deles reside no fato da maior parte desse meio natural não estar viável para o consumo. Outro fato agravante é a má distribuição dessa água potável pelo mundo.

Mesmo no Brasil, que possui a maior disponibilidade de água potável no planeta, com cerca de 11% do total, trata-se de uma falsa abundância, pois também aqui essa água é mal distribuída. A sua maior parte encontra-se na região Norte do país, zona menos habitada e com solos pouco agricultáveis.

Por esse motivo, além de se promover uma maior conscientização popular sobre o correto uso, armazenamento e preservação da água e de suas fontes naturais, é preciso, também, a realização de políticas públicas para garantir o seu acesso por toda a população.

Para simular como funciona esse processo e fechar o estudo na última aula do trimestre, o professor Bruno, de Geografia, realizou uma atividade especial com os alunos do 6º ano. Utilizando os conceitos estudados em sala, os estudantes construíram um sistema de abastecimento de água de uma cidade.

Confira as fotos.

System.String[]