Fazendinha

Para quem teve em sua infância a oportunidade de brincar ao ar livre, basta fazer um pequeno exercício de memória para perceber o quanto essas vivências deixaram marcas preciosas em sua história. Em um estilo de vida urbano e contemporâneo, às vezes nem sempre nos damos conta da falta que essas experiências fazem para a saúde física e emocional das crianças.

Para suprir essa carência de contato dos pequenos com a natureza, o Santo Ivo possui um ambiente especial e exclusivo, a "Fazendinha".

Anexo ao colégio, o espaço proporciona aos alunos um ambiente de paz ao ar livre, de convívio com animais e práticas sustentáveis, onde é possível cuidar da horta, interagir com coelhos e jabutis, andar de mini trator, brincar no gramado e fazer lanches nas mesas de piquenique.

"A Fazendinha possibilita diversas atividades pedagógicas com foco na educação ambiental", afirma a Diretora Pedagógica do Santo Ivo, Myrna de Barros Lima Ibrahim. "Na horta, por exemplo, os alunos ajudam a plantar, cuidar e colher frutas e hortaliças. A prática contribui para a aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis pelo consumo dos produtos cultivados. Além disso, quando a criança vê os alimentos crescendo e dando frutos, entende melhor o ciclo da natureza e a sua importância para a sobrevivência e bem estar de todos no planeta", completa.

Segundo Myrna, a ideia da "Fazendinha" surgiu da necessidade de se ter um espaço especialmente planejado para que o aluno pudesse vivenciar na prática os conteúdos abordados em sala de aula relacionados aos seres vivos, sustentabilidade, ecologia e preservação ambiental.

“A 'Fazendinha' é um laboratório de atividades práticas, que vai além do estudo das ciências naturais, dando oportunidade aos alunos de vivenciarem, também, o trabalho cooperativo, a observação, contemplação da natureza, aprimoramento das relações interpessoais e estímulo à realização de ações positivas em prol da preservação do meio ambiente", explica a Diretora. "No local, existe um sistema de captação de água das chuvas que torna a manutenção e limpeza do espaço sustentável. A alimentação dos animais que habitam a 'Fazendinha' (coelhos e jabutis) também são extraídas do plantio ali desenvolvido. Com estes exemplos, os alunos veem a sustentabilidade sair do papel e virar realidade".

Segundo ela, o objetivo do Santo Ivo é sensibilizar os alunos para terem maior consciência sobre as ações cotidianas que impactam no meio ambiente e, consequentemente, no bem estar coletivo. "Desejamos que cresçam e se desenvolvam amando a natureza e percebendo-se responsáveis por ela", completa.