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Os alunos do 6° ano fizeram mais uma experiência prática na aula de Ciências, com a professora Yara. Desta vez, para estudar o intemperismo e entender o processo de formação do solo.

A partir do momento em que passam pelo Intemperismo, as rochas se fragmentam e, desta maneira, formam o solo. Por meio das simulações realizadas, os estudantes compreenderam o que acontece nos três tipos diferentes do fenômeno: físico, químico e biológico.

Na primeira delas, eles puderam visualizar o intemperismo físico, por meio da mudança de temperatura. O experimento contou com uma placa de vidro quebrada, que foi aquecida e resfriada em água na temperatura ambiente, de forma rápida e de forma lenta.

Eles observaram que, conforme a placa se aquece, seu material dilata. Quando ela resfria, ela se contrai. Nisso, ela sofre um choque térmico e se fragmenta. Quando isso é feito rapidamente, os fragmentos são maiores. Quando isso é feito lentamente, os fragmentos são menores.

Na segunda simulação, eles demonstraram um intemperismo físico e biológico. Para isso, misturaram gesso com água, fizeram uma pasta e colocaram semente de ervilha no fundo do pote. Depois de uma semana, eles observaram que a semente absorveu a água, germinou e fez força, por aumentar de tamanho, rompendo o gesso. Neste experimento, a semente representou um ser vivo e o gesso representou a rocha, que foi arrebentada pela força da raiz.

Na terceira simulação, eles voltaram a demonstrar um intemperismo físico, por meio de água infiltrada nas rochas. Quando a água congelou, a rocha se expandiu. Depois de um tempo, a água derreteu e a rocha se contraiu. A repetição deste processo levou a rocha a se fragmentar.

Embora os alunos não tenham feito uma simulação relacionada ao intemperismo químico, eles aprenderam que ele é causado pela água, que bate nas rochas, retira os sedimentos e os arrasta para diferentes lugares, podendo gerar diversos fenômenos.

Confira as fotos dos experimentos.

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