O Colégio Santo Ivo tem por objetivo desenvolver pessoas autônomas, capazes de pensar criticamente, resolver desafios e, sobretudo, desenvolver a humanidade. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental damos ênfase ao autoconhecimento, ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, favorecendo a construção da personalidade, e à ideia do pertencimento individual e do coletivo.
Do 1º ao 5º ano, os conteúdos são sistematizados progressivamente, aliados à curiosidade e ao método científico, por meio de investigações e de construções provisórias. Isso ocorre ao identificar problemas, ao levantar hipóteses, ao pesquisar, ao testar as suas hipóteses e construir respostas, podendo surgir novos questionamentos.
Além do método científico, os conteúdos progridem em direção ao raciocínio lógico. A Matemática, assim como as demais disciplinas, apoia o desenvolvimento da lógica, da argumentação, da busca por padrões e da compreensão, estando muito além de capacitar os estudantes a realizarem cálculos do cotidiano.
O Letramento e o pensamento crítico ocupam lugar de destaque em nossa proposta. Olhar o mundo em diferentes perspectivas e valorizar a diversidade de pontos de vista são aspectos importantes a serem desenvolvidos pelos estudantes. Isso ocorre de forma sistemática, por meio do trabalho com diferentes linguagens.
Os registros reflexivos contribuem para a construção da autonomia intelectual, por ser uma forma de documentar o processo de aprendizagem de cada estudante, compreendendo não apenas o que aprendeu, mas sobretudo como aprendeu.
Trabalhamos por meio de projetos, conectando saberes de forma contextualizada, participativa, tornando a aprendizagem significativa. Os trabalhos em grupo e a participação coletiva na resolução dos desafios são parte integrante de nossa metodologia. O trabalho por projetos fortalece a autoestima das crianças que se percebem capazes de produzirem conhecimento. Percebem-se ativas no processo e protagonistas em suas jornadas.
Nesta etapa, os estudantes vivenciam processos importantes como a apropriação da leitura e da escrita, o desenvolvimento da oralidade e o domínio progressivo de múltiplas linguagens: artísticas, matemática e científica.