Fundado em dezembro de 1966 pelo Dr. José Carlos de Barros Lima, o Colégio Santo Ivo possui um histórico de dedicação às causas educacionais, alcançadas com a colaboração de grandes educadores. Padroeiro dos advogados, Santo Ivo foi escolhido para dar nome à escola por conta de o seu fundador ser, além de pedagogo, também advogado. Inicialmente, o imóvel que hoje abriga a sede da instituição, na Rua Duarte da Costa, fora residência da família Barros Lima e, por conta disso, sofreu uma extensa reforma para se adaptar a um prédio escolar. Em 27 de maio de 1967, o colégio teve sua inauguração oficial, realizada em sessão solene.
Em 1972, a instituição começou a implementar o Ensino Fundamental completo (antigos cursos primário e ginasial). Além disso, eventos como a tradicional Festa Junina e a formatura da pré-escola já faziam parte do cotidiano dos alunos. Seis anos depois, o colégio adquiriu mais um imóvel próximo, onde começaram a funcionar quatro novas salas de aula. Ainda no mesmo período, deu um grande passo para seu crescimento, instituindo o curso de ensino de 2º grau. Em 1982, em nova área contígua, inaugurou-se o novo prédio, fruto de primoroso projeto, que passou a abrigar laboratório de ciências, biblioteca, quadras poliesportivas, área de recreação, setor técnico-pedagógico e modernas salas de aulas com equipamentos de som e vídeo.
Na década de 90, com o avanço da tecnologia, a escola foi uma das pioneiras no uso da internet por meio de projetos interdisciplinares em parceria com a Escola do Futuro da USP e da implantação de novos laboratórios de informática e salas multimídia.
Em 1992, foi inaugurada a sede de campo do colégio, o acampamento Paiol Velho, em Botucatu, no interior de São Paulo, onde durante muitos anos foram realizados os estudos do meio e atividades de lazer.
Com a necessidade de ampliar os espaços esportivos e construir um auditório para celebrações e eventos, foram iniciadas obras para a segunda unidade do colégio, situada na Rua Passo da Pátria. Em 2001, o prédio foi inaugurado e, desde então, abriga as aulas de 9º ano, Ensino Médio, período integral e atividades extracurriculares.
O colégio comemorou 50 anos em 2017, com uma série de festividades culturais e esportivas e com o lançamento do livro “50 anos — uma história de ideias e ideais”, o qual narra toda a história e percurso do colégio desde sua fundação até 2017.
Em março de 2023, o Colégio Santo Ivo passou a fazer parte do Grupo Positivo.
Fundado por um grupo de professores de Curitiba, o Grupo Positivo possui mais de 50 anos de tradição, é referência na área educacional e tem como propósito, desde a sua concepção, o desenvolvimento de projetos educacionais voltados à formação integral e à inovação tecnológica, trazendo como alicerces os princípios do saber, da ética, do trabalho e do progresso.
A experiência, o dinamismo e a solidez do Grupo Positivo, somados à tradição, excelência e qualidade educacional do Colégio Santo Ivo, têm promovido melhorias importantes, em especial a ampliação da formação de professores e a troca de experiências entre os alunos das escolas integrantes do grupo
Humanismo e Inovação
A proposta pedagógica do Colégio Santo Ivo, desde a sua fundação, é pautada por valores humanistas e práticas educacionais inovadoras que dialogam com as demandas contemporâneas.
O propósito é desenvolver pessoas que compreendam o mundo em que vivem, pensem de forma global e crítica, a partir do princípio da colaboração na construção do coletivo, do social e do humano, e prezem sempre pelo bem comum.
O Colégio Santo Ivo é feito de gente, de professores, de funcionários, de famílias. É feito de 56 anos de história.
QUER SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SANTO IVO? CLIQUE AQUI E LEIA O LIVRO "COLÉGIO SANTO IVO 50 ANOS: UMA HISTÓRIA DE IDEIAS E IDEAIS" |