
A Educação Infantil do Colégio Santo Ivo é organizada nos Campos de Experiência que integram as vivências cotidianas da criança e os conhecimentos que fazem parte do nosso patrimônio cultural.

O currículo pressupõe uma jornada pedagógica organizada e alinhada aos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem preconizados em nossa Proposta Pedagógica e tem como cerne as crianças e suas relações com o outro e com o mundo. Concebemos a criança como um ser potente, curioso e capaz de investigar, apropriar-se e construir conhecimentos e cultura, que carrega consigo a vontade de aprender e encontrar sentido para aquilo que aprende. Desde que nasce, ela já é dotada de saberes construídos por meio de suas relações. Sendo assim, já chega à escola carregando uma bagagem de conhecimentos que devem ser considerados e mobilizados para se transformarem em novas aprendizagens. Possui um corpo expressivo, que se comunica e aprende. E, como nos disse Malaguzzi, mais de cem linguagens para se expressar.
Dentro dessa lógica, em nossa escola ganham destaque as abordagens participativas, que colocam a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem, valorizam o diálogo, a escuta ativa e a construção coletiva do conhecimento. O trabalho por projetos, com temas que emergem da curiosidade e do interesse das crianças, fortalece a ideia da criança no centro de suas aprendizagens. Nesse contexto, o professor assume o lugar de mediador, pesquisador e parceiro das crianças. A escuta, a observação e o planejamento colaborativo são ferramentas fundamentais para um currículo vivo e significativo, com propostas abertas e flexíveis, sensíveis ao contexto e às curiosidades das crianças. Isso exige do professor uma postura pedagógica que escute, observe e registre os interesses infantis, transformando-os em experiências enriquecedoras.
As crianças vivem situações reais de uso do pensamento lógico-matemático e da construção do conhecimento dos sistemas numérico e alfabético, fazendo uso da função social desses conhecimentos sem que sejam fragmentados e compartimentados.
A escola, como espaço coletivo, é um campo fértil para construir as relações humanas e desenvolver autonomia moral. É o lugar de aprender a cuidar de si e do outro e, paulatinamente, desenvolver valores fundamentais para se conviver em harmonia. É também lugar de conviver na natureza e construir uma relação de pertencimento e interdependência entre todos os seres, lugar de acolher os sentimentos, de cuidar das emoções e desenvolver habilidades essenciais para construir a cidadania planetária.
Assim, as crianças percorrem sua jornada com respeito ao seu ritmo e suas individualidades, valorizando a infância como uma etapa plena em si mesma.
As aulas curriculares acontecem no período da manhã, das 7h50 às 12h20. No período da tarde, os estudantes podem participar do programa extracurricular com opções de saída às 16h30 ou às 18h10. Confira:
Período Estendido
Aprendizado da Língua Inglesa: Período Estendido
Período Estendido 2026: G3 ao G5
A Educação Infantil do Colégio Santo Ivo é organizada nos Campos de Experiência que integram as vivências cotidianas da criança e os conhecimentos que fazem parte do nosso patrimônio cultural.
● O eu, o outro e o nós: à medida que vivenciam suas primeiras experiências sociais em situações de interação com a família e a escola, por exemplo, as crianças constroem percepções sobre si e sobre os outros. Assim, constroem sua autonomia, senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência.
● Corpo, gestos e movimentos: por meio dos sentidos, gestos e movimentos, as crianças exploram o mundo ao seu redor, estabelecem relações, se expressam, brincam e produzem conhecimento. A música, a dança, o teatro e as brincadeiras são recursos por meio dos quais as crianças se comunicam.
● Traços, sons, cores e formas: conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no cotidiano escolar proporciona às crianças a possibilidade de se expressar por meio de diversas linguagens, como sons, traços, gestos, encenações, canções e desenhos.
● Escuta, fala, pensamento e imaginação: durante a Educação Infantil, a leitura de textos pelo professor é a atividade que mais promove o desenvolvimento da oralidade. Ela favorece a escuta atenta e a formulação de perguntas, introduzindo as crianças no universo da escrita.
● Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: desde cedo, as crianças se veem diante de situações em que precisam se situar em diferentes tempos e espaços. Elas demonstram curiosidade sobre o próprio corpo, os animais, as plantas, os fenômenos da natureza, e ainda se deparam com situações em que têm que lidar com os números.
O currículo pressupõe uma jornada pedagógica organizada e alinhada aos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem preconizados em nossa Proposta Pedagógica e tem como cerne as crianças e suas relações com o outro e com o mundo. Concebemos a criança como um ser potente, curioso e capaz de investigar, apropriar-se e construir conhecimentos e cultura, que carrega consigo a vontade de aprender e encontrar sentido para aquilo que aprende. Desde que nasce, ela já é dotada de saberes construídos por meio de suas relações. Sendo assim, já chega à escola carregando uma bagagem de conhecimentos que devem ser considerados e mobilizados para se transformarem em novas aprendizagens. Possui um corpo expressivo, que se comunica e aprende. E, como nos disse Malaguzzi, mais de cem linguagens para se expressar.
Dentro dessa lógica, em nossa escola ganham destaque as abordagens participativas, que colocam a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem, valorizam o diálogo, a escuta ativa e a construção coletiva do conhecimento. O trabalho por projetos, com temas que emergem da curiosidade e do interesse das crianças, fortalece a ideia da criança no centro de suas aprendizagens. Nesse contexto, o professor assume o lugar de mediador, pesquisador e parceiro das crianças. A escuta, a observação e o planejamento colaborativo são ferramentas fundamentais para um currículo vivo e significativo, com propostas abertas e flexíveis, sensíveis ao contexto e às curiosidades das crianças. Isso exige do professor uma postura pedagógica que escute, observe e registre os interesses infantis, transformando-os em experiências enriquecedoras.
As crianças vivem situações reais de uso do pensamento lógico-matemático e da construção do conhecimento dos sistemas numérico e alfabético, fazendo uso da função social desses conhecimentos sem que sejam fragmentados e compartimentados.
A escola, como espaço coletivo, é um campo fértil para construir as relações humanas e desenvolver autonomia moral. É o lugar de aprender a cuidar de si e do outro e, paulatinamente, desenvolver valores fundamentais para se conviver em harmonia. É também lugar de conviver na natureza e construir uma relação de pertencimento e interdependência entre todos os seres, lugar de acolher os sentimentos, de cuidar das emoções e desenvolver habilidades essenciais para construir a cidadania planetária.
Assim, as crianças percorrem sua jornada com respeito ao seu ritmo e suas individualidades, valorizando a infância como uma etapa plena em si mesma.


