O currículo do Ensino Médio dá continuidade ao projeto pedagógico que tem início na educação infantil de nosso Colégio, promove a construção da identidade, a reflexão crítica sobre a sociedade e seus contrastes, a articulação entre teoria e vida prática, problematizando conteúdos e desenvolvendo a autonomia progressiva, associando liberdade à responsabilidade. Desenvolvemos a capacidade analítica, a sensibilidade social e a independência intelectual, preparando os nossos estudantes para escolhas conscientes e para que atuem como protagonistas na transformação do mundo.
O currículo do Ensino Médio está organizado em dois eixos: Formação Básica e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica estrutura-se em disciplinas organizadas de forma clássica, nas quais especialistas de cada área garantem profundidade e especificidade, permitindo que os estudantes compreendam a lógica e a produção de saberes próprios de cada uma delas. As conexões interdisciplinares são trabalhadas de forma contextualizada valorizando diferentes perspectivas, por meio de debates, análises de filmes, palestras, aulas magnas e outros recursos que estimulam o diálogo entre áreas do conhecimento, reforçando a interdependência dos saberes.
Avaliações processuais e provas, assim como a bateria de simulados aferem resultados permitindo ajustes e retomadas para dar solidez às aprendizagens promovendo auto reflexão dos estudantes sobre seu processo de aquisição de repertório. As produções textuais ocupam papel importante na formação de nossos estudantes que, através de escritas, reescritas, apontamentos e reflexões, qualificam suas produções colocando o Colégio Santo Ivo em destaque nos resultados das avaliações externas.
Os Itinerários Formativos propõem o aprofundamento em diferentes áreas do conhecimento e projetos com temas variados, que qualificam-os nas escolhas de cursos universitários e possíveis profissões. A amplitude do currículo do Ensino Médio equilibra rigor acadêmico e exploração de potenciais pessoais, conectando aprofundamento teórico à reflexão crítica, permitindo que nossos estudantes preparem-se para um mundo diverso e veloz.