Além de tornar a aprendizagem mais significativa, o estudo do meio solidifica os conhecimentos obtidos e abre a possibilidade para novas descobertas, uma vez que o aluno tem a possibilidade de observar e interagir com o meio ambiente.
Não só o trabalho com as habilidades cognitivas, colaborando na construção de conceitos, e os procedimentos de pesquisa, também são contempladas as habilidades relacionais, na medida em que a convivência em grupo exige cooperação, respeito, saber ouvir e saber colocar-se no lugar do outro.
2º ano:
Museu de Zoologia da USP
Para complementar o trabalho desenvolvido com seres vivos, os alunos realizam uma visita ao Museu de Zoologia, onde estimulamos a observação, a análise e a elaboração de hipóteses sobre os besouros e outros animais.
Aproveitamos a saída para trabalhar curiosidades sobre as vivências, as técnicas e as ferramentas utilizadas pelos pesquisadores em seu cotidiano nos bastidores do museu, ressaltando a importância da pesquisa e da coleção científica de besouros.
3º ano:
Salesópolis
Propomos uma saída pedagógica para o Parque das Nascentes do Tietê, onde a água surge entre rochas que ladeiam um pequeno lago.
Pretendemos que os alunos busquem semelhanças entre o rio que eles conhecem na cidade e aquele visto perto de sua nascente.
4º ano:
Centro Histórico de São Paulo - visita por alguns bairros da cidade
A partir de uma caminhada pelo centro da cidade, os alunos visualizarão concretamente construções que resgatam a memória, entendendo-as como documentos históricos de diferentes épocas e aprofundarão seus conhecimentos históricos e geográficos que buscam compreender a origem e o desenvolvimento da cidade de São Paulo.
Para complementar o estudo sobre os bairros que compõe uma cidade, na saída pedagógica os alunos terão a possibilidade de perceberem a contribuição dos imigrantes na formação dos mesmos, comparando as diferenças e semelhanças entre eles.
5º ano:
Museu Afro Brasileiro e da Imigração
Para complementar o estudo desenvolvido em sala de aula, os alunos visitam os museus Afro Brasil e do Imigrante, com o propósito de refletir e compreender o processo imigratório em São Paulo e, consequentemente, a formação dos diferentes povos no Brasil.
Estes dois museus foram escolhidos pela razão de o primeiro destacar a perspectiva africana na formação do patrimônio, celebrando a Memória, História e a Arte Brasileira e a Afro Brasileira e, o segundo, por valorizar o encontro das múltiplas histórias e origens daquelas pessoas que vieram de terras distantes e sua contribuição para a formação cultural da identidade brasileira.
Página 1 de 3