Foz do Iguaçu é destino de estudo do meio dos alunos da 1ª e da 2ª série

Além de um dos momentos mais esperados pelos alunos durante o ano letivo, o estudo do meio é uma excelente oportunidade para eles vivenciarem experiências que complementam os conteúdos discutidos em sala de aula por professores de diferentes disciplinas.

Para isso, a equipe do colégio planeja com cuidado cada etapa do estudo do meio. Nesta viagem das turmas das 1ªs e da 2ªs séries para Foz do Iguaçu, os professores de Biologia, Física, Geografia e Sociologia se reuniram para discutir um roteiro que fosse significativo para os alunos e que ampliasse o repertório de cada um deles, por meio de diferentes vivências.

Para isso, separaram a proposta da viagem em quatro eixos: meio ambiente, tecnologia, energia e responsabilidade social, eixo que permeia os outros três. Através de um módulo específico, voltado para o estudo do meio, a professora de Sociologia preparou os alunos para que eles tivessem um olhar apurado das regiões visitadas. Foi com base neste conteúdo que eles prepararam um estudo etnográfico.

Durante a viagem, os estudantes têm uma rotina que envolve um trabalho de campo, em que anotam suas observações em um formulário usado como Diário de Bordo, que, ao final do período, reunirá importantes questões para reflexão.

Após voltarem de viagem, os alunos produzirão uma apresentação sobre o estudo do meio, que, além de reforçar toda a aprendizagem, vai registrar informações importantes para os estudantes que não foram a Foz do Iguaçu.

Confira as fotos.

 

Back to top