Este ano, o projeto #pauliceia lançou aos alunos do Ensino Fundamental II o desafio de alcançar em escala local os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda de desenvolvimento proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com a iniciativa, o Santo Ivo trouxe a reflexão sobre os grandes problemas mundiais para a realidade concreta dos estudantes – materializada na cidade, no bairro e na comunidade em que vivem.

Tendo como ponto de partida a São Paulo de 2018, com seus imensos contrastes e contradições, o #pauliceia propôs a busca por uma cidade justa e igualitária. Ao longo do ano, os alunos estreitaram seus laços afetivos locais, conheceram a história do município, identificaram os problemas e propuseram ações concretas, sempre tendo como base a agenda da Unesco.

Agora, o projeto vai chegando ao fim, com a apresentação da monografia do 6º, 7º e 8º ano. Além disso, para complementar o trabalho entregue, os alunos colocarão uma ação em prática neste mês. Vale lembrar os temas dos trabalhos de cada turma:

No 6º ano, o projeto #pauliceia: Rios se debruçou sobre o ODS 6 – Água Potável e Saneamento. O objetivo do trabalho foi despertar o interesse e a consciência dos alunos para a importância da água para a vida em sociedade, incentivando-os a propor ações de recuperação para os rios de São Paulo.

Já os estudantes do 7º ano trabalham com o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. O projeto #pauliceia: Caminhos e Correntezas identificou a formação do território paulista a partir da ocupação do espaço natural por grupos de imigrantes. Os alunos trabalharam problemas relacionados à ocupação desordenada deste espaço.

Em #eunapauliceia, as turmas do 8º ano identificaram um grande problema da cidade, relacionando-o a um ODS que gostariam de explorar. A partir de uma pesquisa aprofundada, propuseram uma ação original de intervenção na realidade observável.

Confira fotos das apresentações.

Back to top