A matemática está presente na vida das pessoas o tempo todo, mesmo na das crianças pequenas, em suas atividades cotidianas, seja dividindo o lanche com um colega ou comendo uma pizza em casa com a família.

Demonstrar isso para os alunos é essencial para remover barreiras do caminho do ensino. Ao fazê-los perceber que a matemática está presente nas situações concretas e lúdicas do seu dia a dia, é possível despertar o interesse dos pequenos e tornar o ensino dessa disciplina muito mais atrativo, dinâmico e divertido.

Um exemplo de atividade divertida, que ajuda a introduzir nas crianças conceitos matemáticos e facilitar o aprendizado, são as aulas de culinária.

Na última quarta-feira (22), por exemplo, os alunos do G4 A prepararam um delicioso Pão de Minuto.

Na atividade, as crianças ficam em constante contato com diferentes grandezas e unidades e, naturalmente, lidam com números, frações, proporções, operações e até formas geométricas.

Por serem em grupo, as aulas de culinária são uma importante ferramenta para estimular a interação e a socialização dos alunos, trabalhando valores como paciência, organização e trabalho em equipe. A atividade também auxilia a expandir o vocabulário das crianças, uma vez que entram em contato com novos alimentos, utensílios e práticas.

Quer ver fotos do G4 A na aula de culinária? CLIQUE AQUI.

Back to top