Além de tornar a aprendizagem mais significativa, o estudo do meio solidifica os conhecimentos obtidos e abre a possibilidade para novas descobertas uma vez que o aluno tem a possibilidade de observar e interagir com o meio ambiente.

Não só o trabalho com as habilidades cognitivas, colaborando na construção de conceitos, e os procedimentos de pesquisa, também são contempladas as habilidades relacionais, na medida em que a convivência em grupo exige cooperação, respeito, saber ouvir e saber colocar-se no lugar do outro.

No 2º ano, os alunos visitam o Aquário de São Paulo como uma oportunidade de conhecerem espécies de animais e vegetais que habitam os oceanos. Aprendem sobre a importância do mar para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente, complementando o estudo realizado em sala de aula sobre os seres vivos.

Nesta saída pedagógica estimulamos as habilidades de observação e registro.

No 3º ano, dando continuidade ao projeto de música, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o sentido da audição de forma mágica, mas ao mesmo tempo bastante concreto. A partir do universo da música apresentado na sala São Paulo e de uma visita detalhada para compreender o funcionamento daquele lugar, os mesmos fazem uma viagem que os levam do espaço da sala de concertos a outros períodos da história da nossa cidade.

Nesta saída pedagógica estimulamos as habilidades de observação, identificação, discriminação dos sons, tão necessárias ao desenvolvimento intelectual das crianças.

No 4º ano, os alunos realizam duas saídas para aprofundarem os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A primeira é para o Centro Histórico de São Paulo, buscando compreender a origem e o desenvolvimento da cidade, bem como sua importância social e cultural para a História do Brasil. A segunda é para uma Aldeia Indígena, em Bertioga, com o objetivo de refletir sobre a contribuição deste povo na construção de nossa cidade.

No 5º ano, complementando o estudo desenvolvido em sala de aula, os alunos visitam a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí, a fim de recuperarem aspectos importantes da história do Brasil no século XVIII, conhecer a vida dos escravos e dos colonos bem como explorando o funcionamento de uma fazenda de café e a sua introdução no país.

Visitam, também, os museus Afro Brasil, do Imigrante e da Imigração Japonesa do Brasil, com o propósito de refletir e compreender o processo imigratório em São Paulo e, consequentemente, a formação dos diferentes povos no Brasil.

 

 

 

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