Além de tornar a aprendizagem mais significativa, o estudo do meio solidifica os conhecimentos obtidos e abre a possibilidade para novas descobertas uma vez que o aluno tem a possibilidade de observar e interagir com o meio ambiente.

Não só o trabalho com as habilidades cognitivas, colaborando na construção de conceitos, e os procedimentos de pesquisa, também são contempladas as habilidades relacionais, na medida em que a convivência em grupo exige cooperação, respeito, saber ouvir e saber colocar-se no lugar do outro.

No 2º ano, os alunos visitam o Aquário de Santos e o Museu do Mar como uma oportunidade de conhecerem espécies de animais e vegetais que habitam os oceanos. Aprendem sobre a importância do mar para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente, complementando o estudo realizado em sala de aula sobre os seres vivos.

Nesta saída pedagógica estimulamos as habilidades de observação e registro.

 

No 3º ano, dando continuidade ao projeto de ciências sobre a vida das plantas, os alunos vivenciam uma experiência no Jardim Botânico de São Paulo, onde percebem a existência da diversidade das plantas, bem como identificam as principais partes que as compõem. Compreendem a importância delas na natureza e sua presença na vida do homem, contribuindo com os objetivos propostos para a série.

Nesta saída pedagógica estimulamos as habilidades de observação, identificação, comparação e registro, tão necessárias no desenvolvimento intelectual das crianças.

 

No 4º ano, os alunos realizam duas saídas para aprofundarem os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A primeira é para o Centro Histórico de São Paulo, buscando compreender a origem e o desenvolvimento da cidade, bem como sua importância social e cultural para a História do Brasil. A segunda é para uma Aldeia Indígena, em Bertioga, com o objetivo de refletir sobre a contribuição deste povo na construção de nossa cidade.

No 5º ano, complementando o estudo desenvolvido em sala de aula, os alunos visitam a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí, a fim de recuperarem aspectos importantes da história do Brasil no século XVIII, conhecer a vida dos escravos e dos colonos bem como explorando o funcionamento de uma fazenda de café e a sua introdução no país.

Visitam, também, os museus do Imigrante e da Imigração Japonesa do Brasil, com o propósito de refletir e compreender o processo imigratório em São Paulo e, consequentemente, a formação dos diferentes povos no Brasil.

 

2osanos

Aquário de Santos – 20 de março

3osanos
Jardim Botânico – 14 de maio

4osanos
Centro de São Paulo – 9 de junho
Aldeia Indígena – setembro

5osanos
Fazenda do Café – 31 de março
Museu do Imigrante – 03 de junho
Museu da Imigração Japonesa – 10 de junho


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