Educação Infantil 2º semestre de 2025
O segundo semestre de 2025 foi novamente marcado pela presença de leituras literárias e não literárias que integraram o cotidiano dos estudantes da Educação Infantil. A seleção das obras disponibilizadas às crianças, do G2 ao G5, segue uma intencionalidade clara e um olhar atento ao desenvolvimento progressivo do leitor literário.
Nessa etapa da vida escolar, disponibilizamos às crianças acesso às obras que dialoguem com a concepção de infância que orienta nosso trabalho: crianças como sujeitos de direito à literatura de qualidade. Além da apreciação, da fruição e da construção de sentidos, prevemos também o desenvolvimento de capacidades e procedimentos leitores, por meio de modalidades didáticas de leitura que estimulam essas habilidades. Entre elas, destacam-se: leitura em voz alta pelo professor, leitura capitulada, leitura colaborativa, leitura compartilhada e leitura autônoma - mesmo que a criança ainda não seja um leitor convencional.
Além dos livros citados abaixo, outras obras também compuseram o percurso de leitura das crianças ao longo deste semestre.
G2
O Caso do Bolinho
Autora: Tatiana Belinky
A leitura do livro O Caso do Bolinho, de Tatiana Belinky, foi apresentada às crianças do G2 como uma experiência lúdica e envolvente. Por ser uma narrativa cumulativa, marcada pela repetição, o texto favoreceu que as crianças se familiarizassem rapidamente com o ritmo da história. A musicalidade presente na forma de narrar os fatos encantou o grupo, que passou a antecipar frases e a acompanhar o percurso do bolinho com entusiasmo.
O objetivo da proposta foi aproximar as crianças do universo literário, utilizando a repetição e o ritmo característico do texto para apoiar a compreensão e ampliar o vocabulário. A musicalidade da narrativa contribuiu para fortalecer a memória, estimular a participação ativa e favorecer que as crianças completassem trechos conhecidos, reconhecessem personagens e se envolvessem de forma crescente com a leitura.
As crianças foram percebendo os acontecimentos da história, reconhecendo os animais encontrados pelo bolinho e repetindo palavras e expressões importantes do enredo. Demonstraram interesse ao recontar partes da narrativa à sua maneira, folhear o livro sozinhas e pedir pela repetição da leitura, evidenciando o fortalecimento do vínculo com os livros e com o momento de leitura compartilhada.
Eu sou assim e vou te mostrar
Autor: Heinz Janisch
Eu sou assim e vou te mostrar, traz uma narrativa que brinca com identidades, metáforas e possibilidades, convidando o leitor a olhar para si mesmo e para o outro com curiosidade, delicadeza e abertura.
O texto se constrói a partir de pequenas declarações, cada uma revelando um aspecto do “eu” que se transforma, experimenta e se reinventa. Com frases curtas, ritmo marcado e imagens poéticas, o livro dialoga diretamente com o universo infantil, onde identidade, imaginação e corpo são campos de descoberta contínua.
Aos 2 anos, as crianças vivem um período fundamental de construção do “eu”, marcado pelo reconhecimento de si, de sua independência e dos próprios desejos. Por dialogar profundamente com essa etapa do desenvolvimento, a obra fez parte das leituras do G2 e dos percursos desenvolvidos ao longo deste semestre.
G3
As cores dos pássaros
Autora: Lúcia Hiratsuka
Ainda no final do segundo semestre, as crianças do G3 demonstraram um crescente encantamento pelo voo dos pássaros. Frequentemente, interrompiam suas brincadeiras para apontar as copas das árvores ao nosso redor, observando com atenção os rasantes, os movimentos leves e os sons produzidos por esses pequenos seres alados.
Após o retorno das férias de julho, iniciamos um projeto que nos envolveu em investigações e leituras, ampliando ainda mais a curiosidade das crianças sobre as diversas espécies de passarinhos. A literatura foi essencial nesse processo: por meio das rodas de história, os pequenos mergulharam no universo das aves com entusiasmo e sensibilidade.
Entre os livros explorados, As Cores dos Pássaros, de Lúcia Hiratsuka, ocupou um lugar especial. Escolhido com a intenção de ampliar o repertório oral das crianças, ele nos envolveu na magia poética de sua narrativa e na riqueza cromática das ilustrações. A obra nos convida a refletir sobre nuances, sobre a beleza colorida da natureza e nos ensina, com delicadeza, sobre a diversidade e a importância de acolher as diferenças.
O Coelho escutou...
Autora: Cori Doerrfeld
O Coelho Escutou... conta a história de Taylor, uma criança que vive uma frustração após ver sua construção desmoronar. Diversos animais se aproximam oferecendo soluções, alguns sugerem gritar, outros reconstruir, esquecer, chorar ou até se vingar. Mas nenhum deles realmente acolhe o que Taylor sente. Apenas o coelho se aproxima em silêncio, oferecendo sua escuta atenta e presença afetiva. Aos poucos, Taylor encontra espaço para expressar suas emoções e, então, sentir-se pronto para recomeçar.
Essa narrativa valiosa aborda temas essenciais como a identificação das próprias emoções, a importância da escuta e do acolhimento, e a compreensão de que cada sentimento merece tempo e espaço para existir. O livro reforça a ideia de que, muitas vezes, aquilo de que mais precisamos não são respostas prontas, mas alguém disposto a estar junto com cuidado e paciência.
Na sala referência, a leitura foi realizada em roda, em um ambiente acolhedor, convidando as crianças a observarem as ilustrações e a anteciparem o que poderia acontecer na história. Após a leitura, abrimos espaço para que compartilhassem situações em que sentiram tristeza, frustração ou necessidade de colo, incentivando a nomeação das emoções e a construção de vínculos empáticos.
Realizamos também pequenas dramatizações, nas quais as crianças representaram os diferentes animais da história e perceberam como cada um oferecia uma forma distinta de ajuda. Essa vivência permitiu que compreendessem, de maneira concreta e lúdica, que escutar é um gesto afetivo poderoso. Essa leitura fortaleceu habilidades socioemocionais importantes, promovendo empatia, respeito e um olhar mais sensível para os sentimentos do outro.
G4
O homem que amava caixas
Autor: Stephen Michael King
Nosso trabalho com o livro O homem que amava caixas, de Stephen Michael King, foi tecido com delicadeza, imaginação e muitos momentos de descoberta. Iniciamos a trajetória explorando diferentes contextos investigativos com caixas: elas viraram esconderijos, moradas, invenções e tudo aquilo que a criatividade das crianças permitiu. Somente depois de muitos encontros brincantes, em que as caixas ganharam vida e significado, apresentamos o livro ao grupo.
As crianças, curiosas e envolvidas, exploraram o livro com as mãos, os olhos e o coração, e realizaram uma leitura compartilhada cheia de interpretações sensíveis. Em nossas rodas de conversa, surgiram reflexões preciosas sobre formas de demonstrar amor sem precisar dizer “eu te amo”, com gestos, olhares, cuidados e pequenas atitudes que também abraçam.
Em casa, cada criança, junto de sua família, criou produções especiais usando caixas. Ao compartilharem suas criações no grupo, nosso trabalho ganhou ainda mais sentido e beleza.
Encerramos esse percurso com a “caixa do afeto”, um momento simbólico e emocionante em que cada criança colocou ali um pedacinho do que carrega dentro de si. Assim, concluímos essa jornada celebrando o amor, a imaginação e a delicadeza das relações que construímos juntos.
O Menino da Terra
Autor: Ziraldo
O Menino da Terra, de Ziraldo, apresenta a história poética de um garoto que observa o mundo ao seu redor e descobre, com encantamento, que tudo na Terra está vivo, se transforma e faz parte de um grande ciclo de natureza e humanidade. Por meio de imagens fortes e linguagem sensível, o autor conduz o leitor a refletir sobre a relação do ser humano com o planeta, convidando crianças e adultos a cuidarem da Terra como quem cuida de um lar comum.
Essa leitura trouxe uma nova perspectiva ao nosso projeto, ajudando as crianças a enxergarem a Terra não apenas como um planeta, mas como um lar precioso que precisa ser cuidado.
O livro despertou conversas ricas e criativas, mostrando como a literatura pode dialogar com diferentes áreas do conhecimento.
As crianças registraram suas interpretações por meio de desenhos e produções próprias e também exploraram a história na modelagem com argila, criando representações cheias de imaginação. As brincadeiras completaram a experiência: ao recriarem cenas do livro, as crianças se envolveram, compararam ideias e relacionaram a história aos temas do nosso projeto sobre o espaço.
Foi bonito observar como a narrativa do menino ressoou com elas, unindo a magia da literatura às nossas descobertas sobre o universo.
G5
O piquenique do Gildo
Autora: Silvana Rando
Em O piquenique do Gildo, Silvana Rando dá continuidade às divertidas aventuras do simpático elefantinho Gildo, personagem já conhecido de outras obras da autora. Nessa história, Gildo e seus amigos da escola se organizam para fazer um piquenique muito especial. Todos estão animados com a ideia de compartilhar comidas gostosas, brincar ao ar livre e aproveitar o dia juntos.
Durante o piquenique, situações inesperadas e engraçadas acontecem, revelando as diferentes personalidades dos personagens e mostrando como a amizade e a cooperação são importantes para resolver pequenos imprevistos.
Com ilustrações coloridas, expressivas e cheias de humor, o livro envolve os pequenos leitores com cenas que lembram a alegria e a animação de um passeio escolar. A narrativa é simples, carinhosa e aborda valores como amizade, solidariedade e convivência em grupo, sendo ideal para crianças em fase de alfabetização.
Inspiradas pela história, as crianças do G5 realizaram entrevistas pela escola perguntando às pessoas o que consideravam importante ter em um piquenique. Depois, registraram as informações coletadas por meio de uma lista, discutiram as ideias e fizeram escolhas em grupo. Ao final desse processo, assim como Gildo e seus amigos, decidiram organizar o próprio piquenique, vivendo a experiência de planejar, combinar e partilhar momentos em grupo.
Não confunda
Autora: Eva Furnari
O livro Não confunda, escrito e ilustrado pela Eva Furnari, convida as crianças a brincarem com a linguagem por meio de rimas, trocadilhos e situações absurdas. Cada página apresenta pares de frases curtas que começam com “Não confunda…”, mostrando combinações inesperadas e engraçadas que exploram semelhanças sonoras entre as palavras.
Com humor, ritmo e ilustrações expressivas, o livro estimula a consciência fonológica, a atenção aos sons, a ampliação do vocabulário e o prazer pela leitura, ao mesmo tempo em que provoca o riso e a imaginação. A sua estrutura repetitiva e divertida favorece o envolvimento das crianças e incentiva a criação de novas rimas e jogos de palavras.
Além de estimular o desenvolvimento da consciência fonológica, tão importante no processo de alfabetização, nossa escolha pelo livro **Não confunda** também tem a intenção de trazer a leitura para o lugar da brincadeira com as palavras, provocando as crianças a criarem suas próprias rimas. O resultado final será a produção de um livro coletivo, escrito e ilustrado pelas próprias crianças.
Educação Infantil 1º semestre de 2025
O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.
A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.
Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.
O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros, é o alicerce para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças.
G2/G3
O menino com flores no cabelo
Autor: Jarvis - Editora: Pequena Zahar
Durante o semestre, O menino com flores no cabelo foi mais do que uma história lida: foi presença constante, companhia silenciosa e afetuosa no dia a dia das crianças de 2 e 3 anos. A narrativa delicada de David, um menino sensível que floresce e também se entristece, tocou profundamente o grupo formado por nossas crianças.
O livro foi lido pela professora, mas também pelas próprias crianças, que, nos momentos de leitura livre, o buscaram, folhearam, contaram a história com as imagens e com a memória do que ouviram. Assim, a história ganhou vida no gesto espontâneo de quem se identifica, cuida e compartilha.
Entre páginas e conversas, as crianças ampliaram o olhar para o outro, acolheram sentimentos diversos e fortaleceram os laços que nascem no brincar e na convivência. Aprenderam, com as flores de David, que estar junto é também perceber quando o outro precisa de cuidado — e que amizade se cultiva com atenção, escuta e ternura.
Eu primeiro
Autora: Lúcia Hiratsuka - Editora: Jujuba
Na primeira infância, o tempo pulsa no ritmo do corpo, da curiosidade e do desejo de descobrir o mundo, e também no desejo de ser o primeiro: o primeiro a correr, a brincar, a chegar. Com as crianças de 2 e 3 anos, esses impulsos se fazem presentes no cotidiano, muitas vezes acompanhados de conflitos naturais da convivência.
Foi nesse contexto que a leitura compartilhada do livro Eu Primeiro! se transformou em uma oportunidade sensível de escuta, reflexão e afeto. A história das três crianças que brincam juntas na natureza convidou os pequenos a olharem para o grupo, perceberem o outro e descobrirem que brincar também é saber esperar, dividir e pertencer.
Entre gestos, olhares e palavras, o livro nos ajudou a fortalecer valores como o respeito, o compartilhamento e a construção de vínculos. E, no ritmo do coletivo, as crianças aprenderam que há beleza em ir junto, e que o brincar, mais do que chegar primeiro, é estar com.
G4
A Panela
Autora: Patricia Auerbach - Editora: Brinque-Book
No grupo das crianças de 4 anos, a leitura do livro-imagem A Panela foi o ponto de partida para muitas outras histórias, daquelas que não estão escritas com palavras, mas com gestos, olhares e invenções que só a infância sabe criar.
Num primeiro momento, as crianças exploraram o livro livremente, lendo com os olhos e com o corpo, narrando o que viam e imaginavam a partir das imagens. Depois, com a leitura compartilhada conduzida pela professora, a narrativa se ampliou, revelando novas possibilidades de interpretação e descoberta.
Inspiradas pelas páginas do livro, que transformam uma simples panela em um universo de aventuras, as crianças também se lançaram ao faz de conta: criaram movimentos, sons e personagens, deram novos significados aos objetos e registraram com traços e cores aquilo que a imaginação fez transbordar.
Entre panelas e risos, exercitaram a criatividade, a escuta e a percepção auditiva, mostrando que, com uma boa dose de imaginação, tudo pode se transformar, inclusive o tempo, que passou ligeiro entre histórias, brincadeiras e descobertas.
Nem todo
Autor: Marcelo Tolentino - Editora: Companhia das letrinhas
A leitura compartilhada do livro Nem Todo trouxe ao grupo de crianças de 4 anos uma pergunta importante: será que todos são e agem como imaginamos? A cada página lida, a história convidava a olhar com mais cuidado, questionar estereótipos e descobrir que há muitas formas de ser, e que todas elas merecem respeito, acolhimento e espaço para florescer.
Após a leitura, o grupo foi provocado a olhar para si e para os colegas: o que temos em comum? Em que somos diferentes? Em rodas de conversa cheias de curiosidade e afeto, as crianças partilharam suas descobertas, reconhecendo semelhanças e singularidades no grupo.
Como desdobramento, cada criança produziu um autorretrato: exercício potente de identidade e expressão, no qual cada traço refletiu a beleza de ser quem se é. Nesse processo, as crianças ampliaram o olhar para si mesmas e para o outro, cultivando valores como empatia, respeito e pertencimento.
Assim, entre palavras, imagens e conversas, aprenderam que nem todos são iguais, e que é justamente essa diferença que torna o mundo mais rico, mais bonito e mais nosso.
G5
Os amigos que moravam em potes
Autora: Beatriz Singer - Editora: Matrescência
No grupo de crianças de 5 anos, a leitura compartilhada do livro **Os amigos que moravam em potes** foi um convite para mergulhar nas emoções - próprias e dos outros - com cuidado, curiosidade e escuta.
Desde a observação da capa até as pausas ao longo da leitura, a professora estimulou o desenvolvimento de habilidades leitoras como a antecipação, a interpretação e a inferência, abrindo espaço para que as crianças se conectassem profundamente com a história de Leo e seus potes coloridos, usados para representar sentimentos e relações.
Ao final da leitura, o grupo foi além: cada criança criou seu próprio pote simbólico, preenchido com os sentimentos que reconhece e vive. Nomear o que se sente, desenhar, escolher cores e formas tornou-se um exercício poderoso de autoconhecimento e expressão.
Nesse percurso, as crianças descobriram que todos sentem, e que sentir não é problema, é parte de ser humano. Aprenderam que cada um carrega histórias e emoções singulares, e que respeitar o outro também é saber olhar para além do rótulo.
Assim, com imaginação, conversa e afeto, foram plantadas sementes de empatia, daquelas que crescem devagar, mas que enraízam fundo.
Chapeuzinho Amarelo
Autor: Chico Buarque - Editora: Yellowfante
O livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, trouxe sentido e encantamento às crianças do G5A. Brincando com rimas, jogos de palavras e sonoridades, elas demonstraram grande curiosidade em explorar o universo da linguagem.
A proposta partiu da intertextualidade entre dois personagens muito conhecidos: a clássica Chapeuzinho Vermelho, tão presente no imaginário infantil, e a Chapeuzinho Amarelo, que, de forma divertida e poética, nos convida a pensar sobre o medo. Essa aproximação entre os contos permitiu que as crianças identificassem semelhanças e diferenças entre as histórias, desenvolvendo habilidades de comparação, escuta atenta e interpretação.
Durante as rodas de conversa, o medo, tema central da narrativa, foi colocado em pauta. As crianças tiveram a oportunidade de nomear e compartilhar seus medos, compreendendo que esse sentimento faz parte da vida, mas pode ser elaborado e ressignificado. Chapeuzinho Amarelo, ao enfrentar o tão temido Lobo e descobrir que ele já não era tão assustador assim, ensinou ao grupo uma valiosa lição sobre coragem, superação e a força transformadora da imaginação.
Zilhões de Abelhas
Autor: Donaldo Buchweitz - Editora: Ciranda Cultural
Através de rimas delicadas e envolventes, o autor de Zilhões de Abelhas nos conduz ao fascinante cotidiano de um pequeno inseto que exerce um papel essencial na natureza e na nossa alimentação: a abelha. De forma lúdica e poética, o livro apresenta as diversas funções desempenhadas dentro da colmeia, revelando como esses seres trabalham em equipe para coletar néctar, transportar pólen e produzir o delicioso mel. A narrativa também aborda a função das abelhas rainhas e dos zangões, responsáveis pela reprodução e continuidade da colônia.
As crianças do G5B se reuniram em roda para escutar essa história com curiosidade e atenção. A leitura dialogou com as investigações do projeto em andamento, despertando ainda mais o interesse das crianças por esse universo minucioso e cheio de descobertas. Ao mesmo tempo, o texto poético as encantou com o ritmo das rimas, convidando-as a brincar com as palavras e a explorar a linguagem de maneira criativa.
Após a roda de conversa, as crianças foram convidadas a mergulhar em um contexto investigativo, partindo dos elementos apresentados no livro. A proposta ampliou o repertório do grupo e favoreceu a construção de novos saberes por meio da imaginação, da pesquisa e da poesia.
CONFIRAM TAMBÉM:
Leituras Literárias | 1º ao 5º Ano
Leituras Literárias | 6º ao 9º Ano
Leituras Literárias | Ensino Médio



