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O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.

A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.

Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.

O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros - é mapa de navegação para a vida. Em cada história, nossos alunos encontraram perguntas que ecoam seus próprios dilemas, e respostas que talvez nem soubessem que procuravam. Porque, como bem aprenderam, um bom livro é sempre espelho e janela: reflete quem somos e mostra quem poderíamos ser.

 

CONFIRA CADA SEGMENTO:

Leituras Literárias | Educação Infantil

Leituras Literárias | 1º ao 5º Ano

Leituras Literárias | 6º ao 9º Ano

Leituras Literárias | Ensino Médio

 

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Leituras Literárias - Ensino Médio 1º semestre 2025

O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.

A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.

Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.

O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros - é mapa de navegação para a vida. Em cada história, nossos alunos encontraram perguntas que ecoam seus próprios dilemas, e respostas que talvez nem soubessem que procuravam. Porque, como bem aprenderam, um bom livro é sempre espelho e janela: reflete quem somos e mostra quem poderíamos ser.

 

João Miguel e Caminhos de Pedras

📖 As Meninas – Fluxo de consciência e resistência

Na leitura de As Meninas, de **Lygia Fagundes Telles**, os alunos enfrentaram um novo desafio: acompanhar o enredo conduzido pelo **fluxo de consciência,** técnica que transforma a leitura em uma experiência emocional e sensorial. As vozes internas das personagens ecoaram com força, revelando seus medos, segredos e convicções.

Os temas debatidos foram marcantes: **Ditadura Militar, censura** e os limites entre vida pública e privada em tempos de repressão. Como trabalho final, os estudantes criaram uma playlist temática, fruto de uma pesquisa que envolveu **capas de discos censurados, relatos de tortura** e **músicas citadas na obra**.

 

📖 Terra Sonâmbula – Poesia, dor e memória

A leitura de Terra Sonâmbula, do moçambicano **Mia Couto**, foi uma verdadeira travessia literária. A obra nos encantou com sua mistura de **fantasia, épico e ficção**, em uma narrativa poética que exigiu atenção e provocou sentimentos intensos.

A linguagem singular de Mia — com **neologismos, palavras de origem africana** e **variações linguísticas** — foi objeto de estudos semanais, nos quais os alunos ampliaram seu vocabulário e sua percepção cultural. Para além do texto, os estudantes mergulharam na **história e cultura de Moçambique**, explorando temas como a **guerra anticolonial**, a **guerra civil**, a **música** e as **manifestações populares** do país. 

 

📖 João Miguel e Caminhos de Pedras – Rachel de Queiroz em foco

Na sequência, nos aventuramos com João Miguel, uma obra densa e pouco conhecida de **Rachel de Queiroz**, inserida no contexto do **Romance de 30**. A linguagem marcada pelo **discurso indireto livre** e o uso de um **tempo psicológico** intenso exigiram atenção e sensibilidade dos leitores — o que se traduziu em um processo de leitura maduro e envolvente.

Como culminância, os alunos criaram **perfis das personagens** e produziram um **vídeo criativo sobre a obra**, que reuniu sensibilidade estética e compreensão crítica.

Paralelamente, a turma também leu *Caminhos de Pedras*, da mesma autora e período. A leitura das duas obras favoreceu debates comparativos sobre diferentes técnicas narrativas, além de abordar com profundidade temas como feminismo, socialismo e desigualdade social — elementos centrais na escrita de Rachel.

 

📖 Memórias de Martha – Realismo e Formação

Mergulhamos juntos na leitura de *Memórias de Martha*, uma obra marcante do Realismo que nos transporta ao final do século XIX por meio da trajetória de uma mulher forte e cheia de conflitos e dilemas. Mais do que simplesmente ler, vivenciamos a história em sala de aula com momentos de leitura compartilhada e trocas significativas entre os alunos e a professora. O ritmo foi tranquilo e o envolvimento e o despertar do gosto pela leitura compensaram cada página.

Para aprofundar a compreensão da obra, os alunos realizaram uma **pesquisa iconográfica**, buscando imagens relacionadas a termos desconhecidos ou típicos da época retratada. Isso permitiu uma melhor contextualização visual da narrativa. As discussões em sala giraram em torno das **características do Realismo, feminismo, pobreza** e a condição da mulher naquele período histórico.

 

 

Leituras Literárias do 2º semestre 2025

 

Capa Balada de Amor ao Vento

No segundo semestre de 2025, as turmas da disciplina Prosa iniciaram o percurso literário com Balada de Amor ao Vento, de Paulina Chiziane, primeiro romance publicado por uma mulher em Moçambique. A leitura, realizada de forma compartilhada, permitiu refletir sobre a representação da mulher africana, as tensões entre tradição e modernidade e as estruturas comunitárias que atravessam a narrativa. As discussões em sala enfatizaram a poligamia, os rituais e a presença do mito, temas que provocaram intenso debate sobre identidade, espiritualidade e resistência feminina.

Como registro, os estudantes produziram folhetos explicativos que ratificaram a compreensão da obra.

 

Na sequência, os estudantes leram Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo, obra marcada pelo lirismo, pela densidade afetiva e pelo conceito de “escrevivência”. O texto abriu espaço para debates sobre memória coletiva, ancestralidade, violência simbólica e a construção da subjetividade negra. A leitura compartilhada possibilitou interpretações coletivas sensíveis, especialmente sobre o modo como a narrativa articula silêncio, dor e força. Como atividade complementar, através de roda de conversa, os estudantes compararam a obra de Conceição Evaristo com a de Paulina Chiziane.

Encerrando o ciclo do semestre, as turmas de Prosa leram Nebulosas, de Narcisa Amália, obra que se destaca pelo hibridismo entre poesia e prosa e pelo olhar pioneiro da autora na imprensa da época. As discussões envolvem o lugar da mulher na literatura do século XIX, o tom combativo da autora e sua escrita marcada por crítica social e sensibilidade política. Os estudantes analisaram trechos jornalísticos da autora em comparação com sua voz literária e o contexto histórico da produção feminina no século XIX.

 

Capa Torto Arado

Para as turmas da 1ª série, o semestre iniciou com Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, romance contemporâneo que aborda comunidades rurais, relações de trabalho, herança da escravidão e espiritualidade. A leitura gerou debates significativos sobre violência estrutural, misticismo, relações familiares e a força das narradoras. A análise do discurso narrativo – especialmente o uso de vozes múltiplas e a revelação gradual dos traumas – foi central nas aulas. Os estudantes fizeram roteiros de leitura semanal para discutir esses temas.

 

A segunda leitura foi A Visão das Plantas, de Djaimilia Pereira de Almeida. A obra, com forte componente alegórico e poético, possibilitou conversas sobre velhice, culpa, fantasmagoria e a construção de uma narrativa que mistura memória, paisagem e metamorfose. A linguagem altamente simbólica exigiu leitura atenta e releitura de trechos, conduzindo a turma a reflexões sobre tempo, remorso e a dimensão ética da narrativa. Como atividade, foram produzidas paisagens inspiradas nas descrições sensoriais do livro ora líricas, ora atrozes.

 

E para fechar o semestre, os estudantes leram Prosas seguidas de odes mínimas, de Djaimilia Pereira de Almeida. A coletânea permite abordagens múltiplas, combinando textos breves, fragmentários e de forte musicalidade. As discussões foram focadas na relação entre prosa poética, concisão e intensidade emocional. Os alunos produziram vídeo poemas que exploram ritmo, imagens e economia verbal para compreender a proposta estética da autora.


CONGRESSIVO 2025:
 
 
 

CONFIRA TAMBÉM:

Leituras Literárias | Educação Infantil

Leituras Literárias | 1º ao 5º Ano

Leituras Literárias | 6º ao 9º Ano

 

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Leituras Literárias do Primeiro Semestre - Anos Finais

 

O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.

A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais. 

Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.

O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros - é mapa de navegação para a vida. Em cada história, nossos alunos encontraram perguntas que ecoam seus próprios dilemas, e respostas que talvez nem soubessem que procuravam. Porque, como bem aprenderam, um bom livro é sempre espelho e janela: reflete quem somos e mostra quem poderíamos ser.

 

6º ano

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Em Kafka e a Boneca Viajante, de Jordi Sierra I Fabra, os estudantes do 6º ano conheceram um episódio da vida de Franz Kafka. Ao encontrar Elsi, uma menina que chorava por sua boneca perdida, ele inventou que Brígida partira em uma grande viagem e, como “carteiro das bonecas”, passou a trazer cartas cheias de paisagens e lugares distantes. Durante a leitura, nossos meninos e meninas se depararam com temas como a perda, o luto e o poder da literatura, descobrindo como o afeto, a empatia e a imaginação podem transformar a realidade.

Em seguida, deram asas à imaginação enquanto acompanhavam as aventuras de Hugo, na história contada por Brian Selznick em A Invenção de Hugo Cabret. Hugo é um menino órfão que vive em uma estação de trem parisiense e conserta autômatos quebrados. Aprimorando suas habilidades de leitura de texto e de imagem, os estudantes trilharam ao lado de Hugo o caminho para a compreensão do mundo como um grande e complexo mecanismo de maravilhas, em que cada peça é essencial.

Antes de sair para as férias, iniciaram a leitura de O mágico de Oz, de L. Frank Baum, que conta a história de Dorothy e seus companheiros: um espantalho em busca de um cérebro, um homem de lata à procura de um coração e um leão que anseia por coragem. Ao longo da leitura, nossos estudantes descobrirão, junto aos personagens, que o afeto é a cola que remenda famílias e amizades, que os princípios são bússola nas encruzilhadas da vida e que a verdadeira magia brota quando se celebra a diversidade.

 

7º ano

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Em O Livro Selvagem, os estudantes do 7º ano embarcaram na jornada íntima de um menino entre as páginas vivas de um livro que resiste a ser lido. Em meio à separação de seus pais, Juan descobre na biblioteca do tio um volume rebelde, que se move, se esconde e exige coragem para revelar seus segredos. O autor, Juan Villoro, levou nossos meninos e meninas a refletir sobre perda e renascimento, além de perceber que o ato de ler é um ritual de paciência e ousadia, no qual o verdadeiro encontro acontece quando o leitor se rende ao mistério. 

Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, foi a leitura escolhida para dar sequência às aventuras literárias de nossos estudantes. O “cavaleiro da triste figura” e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, ensinaram que a realidade é moldada pelos olhos de quem a vê. Entre o riso e a melancolia, os estudantes refletiram sobre a empatia, a coragem de ser fiel a si mesmo e o autoconhecimento que floresce nos caminhos que trilhamos. Ao final da leitura, perceberam que o livro, mais do que uma história, é um espelho no qual os leitores se reconhecem: humanos e imperfeitos, mas sempre capazes de sonhar.

Neste final de segundo trimestre, Preparativos de Viagem, de Mário Quintana, chegou às mãos do 7º ano como um presente - desses que se guarda para sempre na “gaveta das coisas importantes”. Os poemas começam falando de coisas simples - uma mala no corredor, um relógio na parede, a luz da tarde na janela - e, de repente, levam a lugares profundos, onde moram os maiores questionamentos e descobertas dos estudantes. Os versos falam sobre tempo, saudade, partidas e chegadas, de uma forma que todos entendem e se identificam.

 

8º ano

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Os estudantes do 8º ano descobriram em Meu avô, os livros e eu - ou como resistir em tempos incertos, de Camila Tardelli, um farol em meio à tempestade. Quando o mundo parou durante a pandemia, Natália descobriu com seu avô um passaporte para outros mundos: as páginas dos grandes autores brasileiros. A cada livro aberto, avô e neta conversavam sobre racismo, desigualdade e representatividade. Nossos alunos compreenderam o diálogo entre gerações, conheceram a história da Literatura Brasileira e descobriram que, mesmo quando o mundo lá fora parece desmoronar, sempre haverá histórias para amparar, ensinar e, principalmente, conectar aqueles que se sentam lado a lado para compartilhar o amor pelas palavras e pelo mundo que elas contêm. 

 Após a emocionante leitura do livro de Camila Tardelli, o 8º ano adentrou o universo vibrante e singular de Ariano Suassuna por meio de sua obra-prima, O Auto da Compadecida, que transita entre o humor escrachado e as reflexões profundas sobre justiça, fé e humanidade. Para os alunos, esta foi uma jornada de descobertas: conheceram um Brasil que ri de si mesmo, enquanto discute o eterno conflito entre ricos e pobres, o divino e o humano, a esperteza e a ingenuidade. Ao mesmo tempo, identificaram a sabedoria na simplicidade do povo brasileiro e aprenderam que a compaixão pode ser a resposta para as maiores contradições da vida. Além de ampliar seu repertório cultural, os estudantes perceberam que a grande literatura pode ser profundamente brasileira

Ao começar a leitura de Luna Clara & Apolo Onze, de Adriana Falcão, os alunos do 8º ano se depararam com uma obra que dança entre o real e o onírico, tecendo duas histórias aparentemente distantes que se encontram na delicadeza dos fios do destino. A narrativa é  uma reflexão poética sobre como as ausências nos moldam, como as buscas nos movem e como o acaso — ou seria destino? — pode costurar histórias que pareciam fadadas a permanecer separadas. Para os alunos, esta tem sido uma leitura que vai além da simples história: é um convite a pensar sobre quem são, o que buscam e como, às vezes, as respostas estão em lugares — e pessoas — que ainda não conhecem.

 

9º ano

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O 9º ano começou 2025 com a leitura de Capitães da Areia. O romance de Jorge Amado levou os estudantes pelas mãos de Pedro Bala e seu bando de meninos órfãos, que sobrevivem esmolando e roubando, mas guardando no peito uma inocência que a vida tenta lhes arrancar. Estes personagens mostraram aos estudantes que mesmo na miséria existe amor, lealdade e a eterna esperança de dias melhores, e levaram nossos meninos e meninas a exercer a empatia ao buscar compreender as motivações de quem vive realidades tão distantes. Capitães da Areia também fez os nossos jovens refletirem sobre as infâncias abandonadas, problema grave que permanece atual em nosso país. 

Em Dois Irmãos, Milton Hatoum tece uma narrativa poderosa sobre os fios que unem e desatam os laços familiares. Os gêmeos Yaqub e Omar, tão parecidos no rosto e tão distantes na alma, crescem envoltos em ciúmes, rivalidade e um amor complicado que os une mesmo quando tentam se destruir. Mais que um romance sobre irmãos, é um retrato do Brasil – especialmente das migrações e dos conflitos culturais. Nossos estudantes também encontraram nesta leitura um espelho das relações humanas em suas complexidades – onde amor e ódio frequentemente vestem a mesma roupa, e onde cada personagem carrega suas próprias versões da verdade. E identificaram esta como uma obra que, como toda grande literatura, fala fundamentalmente sobre quem somos e de onde viemos.

Em junho, os estudantes iniciaram a leitura de O Bem-Amado, obra em que Dias Gomes  desnuda os meandros do poder no Brasil. Na fictícia cidade de Sucupira, nossos jovens estão acompanhando a história de Odorico Paraguaçu, um prefeito que transforma a obsessão por inaugurar o primeiro cemitério da cidade em uma tragicômica alegoria política. Por meio de personagens inesquecíveis, o texto revela as engrenagens de um sistema no qual o populismo, a corrupção e a hipocrisia se vestem de boas intenções. Ao longo da leitura, estão refletindo sobre cidadania, vida pública e participação política, ao perceber que Sucupira, com seus exageros caricatos, não é tão diferente assim de nossas cidades reais.


Leituras Literárias do Segundo Semestre - Anos Finais

 

No 2º semestre deste ano letivo, as turmas do 6º ao 9º ano se dedicaram a leituras significativas, que não apenas ampliaram o repertório literário dos alunos, mas também fomentaram reflexões profundas sobre temas relevantes.

 

6º ano

Capa Livros 6º ano

Neste trimestre, os alunos do 6º ano finalizaram a leitura do clássico **O Mágico de Oz**, de L. Frank Baum. No processo, foram desafiados a criar um final alternativo para a obra, um exercício que estimulou significativamente sua criatividade e capacidade de reescrita narrativa.

Em seguida, para ampliar o repertório cultural e trabalhar a intertextualidade, os estudantes exploraram **O Mágico di Ó**, de Vitor Rocha, uma adaptação brasileira e profundamente nordestina da narrativa universal. A obra, que reconta a jornada de Dorothy como Dorotéia, em formato de peça de teatro, serviu como um rico instrumento para discutir a transformação de elementos narrativos e a valorização da diversidade cultural brasileira. Através dela, os alunos puderam compreender como uma história pode ser ressignificada, reconhecendo a linguagem e a cultura nordestina como formas legítimas e potentes de expressão artística.

A atividade permitiu que refletissem sobre identidade cultural e criticassem estereótipos regionais, percebendo o papel do humor e da fantasia como ferramentas de resistência e celebração, assim como a importância de ouvir e valorizar as diferentes vozes que compõem o Brasil.

 

7º ano

Capa Livros 7º ano

No segundo semestre, os alunos do 7º ano dedicaram-se à leitura de **Momo e o Senhor do Tempo**, de Michael Ende. A obra, que combina fantasia e reflexão filosófica, proporcionou uma profunda investigação sobre a concepção e o valor do tempo em nossas vidas.

A narrativa, que acompanha a órfã Momo em sua resistência contra os Homens Cinzentos – agentes de uma lógica produtivista e desumanizante –, fomentou debates em que os estudantes identificaram na empatia, na paciência e na presença da protagonista, qualidades antagônicas à correria contemporânea. A jornada de Momo os instigou a questionar coletivamente a ideia de "economizar tempo" em detrimento de vivências significativas, permitindo-lhes compreender o tempo não como um recurso a ser poupado, mas como uma experiência a ser plenamente vivida.

Por meio de uma linguagem acessível, mas de grande riqueza simbólica, a leitura convidou os alunos a reavaliarem suas próprias rotinas e prioridades, e a transformar o cotidiano em uma jornada de bem-viver, destacando a importância das relações humanas autênticas e da capacidade de ouvir uns aos outros.

 

8º ano

Capa Livros 8º ano

Neste semestre, trabalhamos com o gênero de suspense e mistério, explorando uma seleção de obras que desafiaram nossos alunos a desenvolver suas capacidades lógicas e investigativas. As leituras incluíram **A Mágica Mortal**, de Raphael Montes, um romance que instiga a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos, ao apresentar uma trama envolvente e cheia de reviravoltas. Para fomentar ainda mais as discussões em sala de aula, os estudantes foram apresentados a três contos de autores notáveis da literatura universal: Edgar Allan Poe, Machado de Assis e Ágatha Christie.

“O Coração Delator”, de Edgar Allan Poe, mergulha os alunos no psicológico do crime, explorando temas de culpa e paranóia com um narrador louco em primeira pessoa. Já em “A Cartomante”, de Machado de Assis, as discussões sobre destino e natureza humana aparecem, ao mesmo tempo em que apresenta a prosa refinada do autor ao construir um ambiente de mistério por meio da ironia. Por fim, “Três Ratos Cegos”, da Rainha do Crime, Ágatha Christie, instiga a análise crítica, com uma trama que desafia os alunos a resolverem um mistério que envolve passado e presente.

Essas leituras não apenas despertaram o interesse dos alunos, mas também mostraram que contos, assim como romances, são poderosos instrumentos para a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Como forma de encerramento e num ritual de passagem para o 9º ano, os estudantes foram convidados a conhecer os narradores-protagonistas de **"Sala 1208"**, de Caio Tozzi, uma obra que aborda de maneira sensível e envolvente as complexidades da adolescência. "Sala 1208" narra a história de um grupo de adolescentes que, em meio às dificuldades típicas dessa fase da vida, se encontra em uma sala de aula que se torna um espaço de descobertas e reflexões. Através das experiências dos personagens, a narrativa explora temas como identidade, amizade, conflitos pessoais e a busca por pertencimento.

 

9º ano

Capa Livros 9º ano

Para o 9º ano, as leituras propuseram a reflexão sobre questões de identidade, um tema central que permeou nosso trabalho desde o início do ano. **“A Cabeça do Santo”**, de Socorro Acioli, é um romance que aborda a busca por identidade em um cenário de conflitos e relações interpessoais complexas quando Samuel recebe de sua mãe um último pedido: que ele vá ao encontro de seu pai. O que Samuel não imagina é que por trás dessa busca acontecerá também o seu encontro com o próprio destino, que já estava traçado.

Como introdução ao universo de Carolina Maria de Jesus, os estudantes leram, de maneira compartilhada, o conto **“Espiral”**, de Geovani Martins, que provocou discussões sobre as experiências contemporâneas de um jovem periférico e a formação da identidade desse garoto na sociedade brasileira.

O curso encerra com uma obra de fôlego que os coloca em contato com os aprofundamentos exigidos no Ensino Médio. **“Quarto de Despejo”**, de Carolina Maria de Jesus, é um relato impactante que oferece uma perspectiva única sobre a vida nas favelas, permitindo que os alunos se conectem com realidades diversas e reflitam sobre questões sociais e identitárias.


  

CONFIRAM TAMBÉM:

Leituras Literárias | Educação Infantil

Leituras Literárias | 1º ao 5º Ano

Leituras Literárias | Ensino Médio

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Educação Infantil 2º semestre de 2025

O segundo semestre de 2025 foi novamente marcado pela presença de leituras literárias e não literárias que integraram o cotidiano dos estudantes da Educação Infantil. A seleção das obras disponibilizadas às crianças, do G2 ao G5, segue uma intencionalidade clara e um olhar atento ao desenvolvimento progressivo do leitor literário.

Nessa etapa da vida escolar, disponibilizamos às crianças acesso às obras que dialoguem com a concepção de infância que orienta nosso trabalho: crianças como sujeitos de direito à literatura de qualidade. Além da apreciação, da fruição e da construção de sentidos, prevemos também o desenvolvimento de capacidades e procedimentos leitores, por meio de modalidades didáticas de leitura que estimulam essas habilidades. Entre elas, destacam-se: leitura em voz alta pelo professor, leitura capitulada, leitura colaborativa, leitura compartilhada e leitura autônoma - mesmo que a criança ainda não seja um leitor convencional.

Além dos livros citados abaixo, outras obras também compuseram o percurso de leitura das crianças ao longo deste semestre.

 

G2

Capa Livros G2

O Caso do Bolinho

Autora: Tatiana Belinky

A leitura do livro O Caso do Bolinho, de Tatiana Belinky, foi apresentada às crianças do G2 como uma experiência lúdica e envolvente. Por ser uma narrativa cumulativa, marcada pela repetição, o texto favoreceu que as crianças se familiarizassem rapidamente com o ritmo da história. A musicalidade presente na forma de narrar os fatos encantou o grupo, que passou a antecipar frases e a acompanhar o percurso do bolinho com entusiasmo.

O objetivo da proposta foi aproximar as crianças do universo literário, utilizando a repetição e o ritmo característico do texto para apoiar a compreensão e ampliar o vocabulário. A musicalidade da narrativa contribuiu para fortalecer a memória, estimular a participação ativa e favorecer que as crianças completassem trechos conhecidos, reconhecessem personagens e se envolvessem de forma crescente com a leitura.

As crianças foram percebendo os acontecimentos da história, reconhecendo os animais encontrados pelo bolinho e repetindo palavras e expressões importantes do enredo. Demonstraram interesse ao recontar partes da narrativa à sua maneira, folhear o livro sozinhas e pedir pela repetição da leitura, evidenciando o fortalecimento do vínculo com os livros e com o momento de leitura compartilhada.

Eu sou assim e vou te mostrar

Autor: Heinz Janisch

Eu sou assim e vou te mostrar, traz uma narrativa que brinca com identidades, metáforas e possibilidades, convidando o leitor a olhar para si mesmo e para o outro com curiosidade, delicadeza e abertura.

O texto se constrói a partir de pequenas declarações, cada uma revelando um aspecto do “eu” que se transforma, experimenta e se reinventa. Com frases curtas, ritmo marcado e imagens poéticas, o livro dialoga diretamente com o universo infantil, onde identidade, imaginação e corpo são campos de descoberta contínua.

Aos 2 anos, as crianças vivem um período fundamental de construção do “eu”, marcado pelo reconhecimento de si, de sua independência e dos próprios desejos. Por dialogar profundamente com essa etapa do desenvolvimento, a obra fez parte das leituras do G2 e dos percursos desenvolvidos ao longo deste semestre.

 

G3

Capa Livros G3

As cores dos pássaros

Autora: Lúcia Hiratsuka

Ainda no final do segundo semestre, as crianças do G3 demonstraram um crescente encantamento pelo voo dos pássaros. Frequentemente, interrompiam suas brincadeiras para apontar as copas das árvores ao nosso redor, observando com atenção os rasantes, os movimentos leves e os sons produzidos por esses pequenos seres alados.

Após o retorno das férias de julho, iniciamos um projeto que nos envolveu em investigações e leituras, ampliando ainda mais a curiosidade das crianças sobre as diversas espécies de passarinhos. A literatura foi essencial nesse processo: por meio das rodas de história, os pequenos mergulharam no universo das aves com entusiasmo e sensibilidade.

Entre os livros explorados, As Cores dos Pássaros, de Lúcia Hiratsuka, ocupou um lugar especial. Escolhido com a intenção de ampliar o repertório oral das crianças, ele nos envolveu na magia poética de sua narrativa e na riqueza cromática das ilustrações. A obra nos convida a refletir sobre nuances, sobre a beleza colorida da natureza e nos ensina, com delicadeza, sobre a diversidade e a importância de acolher as diferenças.

O Coelho escutou...

Autora: Cori Doerrfeld

O Coelho Escutou... conta a história de Taylor, uma criança que vive uma frustração após ver sua construção desmoronar. Diversos animais se aproximam oferecendo soluções, alguns sugerem gritar, outros reconstruir, esquecer, chorar ou até se vingar. Mas nenhum deles realmente acolhe o que Taylor sente. Apenas o coelho se aproxima em silêncio, oferecendo sua escuta atenta e presença afetiva. Aos poucos, Taylor encontra espaço para expressar suas emoções e, então, sentir-se pronto para recomeçar.

Essa narrativa valiosa aborda temas essenciais como a identificação das próprias emoções, a importância da escuta e do acolhimento, e a compreensão de que cada sentimento merece tempo e espaço para existir. O livro reforça a ideia de que, muitas vezes, aquilo de que mais precisamos não são respostas prontas, mas alguém disposto a estar junto com cuidado e paciência.

Na sala referência, a leitura foi realizada em roda, em um ambiente acolhedor, convidando as crianças a observarem as ilustrações e a anteciparem o que poderia acontecer na história. Após a leitura, abrimos espaço para que compartilhassem situações em que sentiram tristeza, frustração ou necessidade de colo, incentivando a nomeação das emoções e a construção de vínculos empáticos.

Realizamos também pequenas dramatizações, nas quais as crianças representaram os diferentes animais da história e perceberam como cada um oferecia uma forma distinta de ajuda. Essa vivência permitiu que compreendessem, de maneira concreta e lúdica, que escutar é um gesto afetivo poderoso. Essa leitura fortaleceu habilidades socioemocionais importantes, promovendo empatia, respeito e um olhar mais sensível para os sentimentos do outro.

 

G4

Capa Livros G4

O homem que amava caixas

Autor: Stephen Michael King

Nosso trabalho com o livro O homem que amava caixas, de Stephen Michael King, foi tecido com delicadeza, imaginação e muitos momentos de descoberta. Iniciamos a trajetória explorando diferentes contextos investigativos com caixas: elas viraram esconderijos, moradas, invenções e tudo aquilo que a criatividade das crianças permitiu. Somente depois de muitos encontros brincantes, em que as caixas ganharam vida e significado, apresentamos o livro ao grupo.

As crianças, curiosas e envolvidas, exploraram o livro com as mãos, os olhos e o coração, e realizaram uma leitura compartilhada cheia de interpretações sensíveis. Em nossas rodas de conversa, surgiram reflexões preciosas sobre formas de demonstrar amor sem precisar dizer “eu te amo”, com gestos, olhares, cuidados e pequenas atitudes que também abraçam.

Em casa, cada criança, junto de sua família, criou produções especiais usando caixas. Ao compartilharem suas criações no grupo, nosso trabalho ganhou ainda mais sentido e beleza.

Encerramos esse percurso com a “caixa do afeto”, um momento simbólico e emocionante em que cada criança colocou ali um pedacinho do que carrega dentro de si. Assim, concluímos essa jornada celebrando o amor, a imaginação e a delicadeza das relações que construímos juntos.

O Menino da Terra

Autor: Ziraldo

O Menino da Terra, de Ziraldo, apresenta a história poética de um garoto que observa o mundo ao seu redor e descobre, com encantamento, que tudo na Terra está vivo, se transforma e faz parte de um grande ciclo de natureza e humanidade. Por meio de imagens fortes e linguagem sensível, o autor conduz o leitor a refletir sobre a relação do ser humano com o planeta, convidando crianças e adultos a cuidarem da Terra como quem cuida de um lar comum.

Essa leitura trouxe uma nova perspectiva ao nosso projeto, ajudando as crianças a enxergarem a Terra não apenas como um planeta, mas como um lar precioso que precisa ser cuidado.

O livro despertou conversas ricas e criativas, mostrando como a literatura pode dialogar com diferentes áreas do conhecimento.

As crianças registraram suas interpretações por meio de desenhos e produções próprias e também exploraram a história na modelagem com argila, criando representações cheias de imaginação. As brincadeiras completaram a experiência: ao recriarem cenas do livro, as crianças se envolveram, compararam ideias e relacionaram a história aos temas do nosso projeto sobre o espaço.

Foi bonito observar como a narrativa do menino ressoou com elas, unindo a magia da literatura às nossas descobertas sobre o universo.

 

G5

Capa Livros G5

O piquenique do Gildo

Autora: Silvana Rando

Em O piquenique do Gildo, Silvana Rando dá continuidade às divertidas aventuras do simpático elefantinho Gildo, personagem já conhecido de outras obras da autora. Nessa história, Gildo e seus amigos da escola se organizam para fazer um piquenique muito especial. Todos estão animados com a ideia de compartilhar comidas gostosas, brincar ao ar livre e aproveitar o dia juntos.

Durante o piquenique, situações inesperadas e engraçadas acontecem, revelando as diferentes personalidades dos personagens e mostrando como a amizade e a cooperação são importantes para resolver pequenos imprevistos.

Com ilustrações coloridas, expressivas e cheias de humor, o livro envolve os pequenos leitores com cenas que lembram a alegria e a animação de um passeio escolar. A narrativa é simples, carinhosa e aborda valores como amizade, solidariedade e convivência em grupo, sendo ideal para crianças em fase de alfabetização.

Inspiradas pela história, as crianças do G5 realizaram entrevistas pela escola perguntando às pessoas o que consideravam importante ter em um piquenique. Depois, registraram as informações coletadas por meio de uma lista, discutiram as ideias e fizeram escolhas em grupo. Ao final desse processo, assim como Gildo e seus amigos, decidiram organizar o próprio piquenique, vivendo a experiência de planejar, combinar e partilhar momentos em grupo.

Não confunda

Autora: Eva Furnari

O livro Não confunda, escrito e ilustrado pela Eva Furnari, convida as crianças a brincarem com a linguagem por meio de rimas, trocadilhos e situações absurdas. Cada página apresenta pares de frases curtas que começam com “Não confunda…”, mostrando combinações inesperadas e engraçadas que exploram semelhanças sonoras entre as palavras.

Com humor, ritmo e ilustrações expressivas, o livro estimula a consciência fonológica, a atenção aos sons, a ampliação do vocabulário e o prazer pela leitura, ao mesmo tempo em que provoca o riso e a imaginação. A sua estrutura repetitiva e divertida favorece o envolvimento das crianças e incentiva a criação de novas rimas e jogos de palavras.

Além de estimular o desenvolvimento da consciência fonológica, tão importante no processo de alfabetização, nossa escolha pelo livro **Não confunda** também tem a intenção de trazer a leitura para o lugar da brincadeira com as palavras, provocando as crianças a criarem suas próprias rimas. O resultado final será a produção de um livro coletivo, escrito e ilustrado pelas próprias crianças.


Educação Infantil 1º semestre de 2025

O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.

A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.

Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.

O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros, é o alicerce para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças.

 

G2/G3 

G2 G3 Capa

O menino com flores no cabelo

Autor: Jarvis - Editora: Pequena Zahar

Durante o semestre, O menino com flores no cabelo foi mais do que uma história lida: foi presença constante, companhia silenciosa e afetuosa no dia a dia das crianças de 2 e 3 anos. A narrativa delicada de David, um menino sensível que floresce e também se entristece, tocou profundamente o grupo formado por nossas crianças.

O livro foi lido pela professora, mas também pelas próprias crianças, que, nos momentos de leitura livre, o buscaram, folhearam, contaram a história com as imagens e com a memória do que ouviram. Assim, a história ganhou vida no gesto espontâneo de quem se identifica, cuida e compartilha.

Entre páginas e conversas, as crianças ampliaram o olhar para o outro, acolheram sentimentos diversos e fortaleceram os laços que nascem no brincar e na convivência. Aprenderam, com as flores de David, que estar junto é também perceber quando o outro precisa de cuidado — e que amizade se cultiva com atenção, escuta e ternura.

Eu primeiro

Autora: Lúcia Hiratsuka - Editora: Jujuba

Na primeira infância, o tempo pulsa no ritmo do corpo, da curiosidade e do desejo de descobrir o mundo, e também no desejo de ser o primeiro: o primeiro a correr, a brincar, a chegar. Com as crianças de 2 e 3 anos, esses impulsos se fazem presentes no cotidiano, muitas vezes acompanhados de conflitos naturais da convivência.

Foi nesse contexto que a leitura compartilhada do livro Eu Primeiro! se transformou em uma oportunidade sensível de escuta, reflexão e afeto. A história das três crianças que brincam juntas na natureza convidou os pequenos a olharem para o grupo, perceberem o outro e descobrirem que brincar também é saber esperar, dividir e pertencer.

Entre gestos, olhares e palavras, o livro nos ajudou a fortalecer valores como o respeito, o compartilhamento e a construção de vínculos. E, no ritmo do coletivo, as crianças aprenderam que há beleza em ir junto, e que o brincar, mais do que chegar primeiro, é estar com.

G4

Capa G4

A Panela

Autora: Patricia Auerbach - Editora: Brinque-Book

No grupo das crianças de 4 anos, a leitura do livro-imagem A Panela foi o ponto de partida para muitas outras histórias, daquelas que não estão escritas com palavras, mas com gestos, olhares e invenções que só a infância sabe criar.

Num primeiro momento, as crianças exploraram o livro livremente, lendo com os olhos e com o corpo, narrando o que viam e imaginavam a partir das imagens. Depois, com a leitura compartilhada conduzida pela professora, a narrativa se ampliou, revelando novas possibilidades de interpretação e descoberta.

Inspiradas pelas páginas do livro, que transformam uma simples panela em um universo de aventuras, as crianças também se lançaram ao faz de conta: criaram movimentos, sons e personagens, deram novos significados aos objetos e registraram com traços e cores aquilo que a imaginação fez transbordar.

Entre panelas e risos, exercitaram a criatividade, a escuta e a percepção auditiva, mostrando que, com uma boa dose de imaginação, tudo pode se transformar, inclusive o tempo, que passou ligeiro entre histórias, brincadeiras e descobertas.

Nem todo

Autor: Marcelo Tolentino - Editora: Companhia das letrinhas

A leitura compartilhada do livro Nem Todo trouxe ao grupo de crianças de 4 anos uma pergunta importante: será que todos são e agem como imaginamos? A cada página lida, a história convidava a olhar com mais cuidado, questionar estereótipos e descobrir que há muitas formas de ser, e que todas elas merecem respeito, acolhimento e espaço para florescer.

Após a leitura, o grupo foi provocado a olhar para si e para os colegas: o que temos em comum? Em que somos diferentes? Em rodas de conversa cheias de curiosidade e afeto, as crianças partilharam suas descobertas, reconhecendo semelhanças e singularidades no grupo.

Como desdobramento, cada criança produziu um autorretrato: exercício potente de identidade e expressão, no qual cada traço refletiu a beleza de ser quem se é. Nesse processo, as crianças ampliaram o olhar para si mesmas e para o outro, cultivando valores como empatia, respeito e pertencimento.

Assim, entre palavras, imagens e conversas, aprenderam que nem todos são iguais, e que é justamente essa diferença que torna o mundo mais rico, mais bonito e mais nosso.

G5

Capa G5

Os amigos que moravam em potes

Autora: Beatriz Singer - Editora: Matrescência

No grupo de crianças de 5 anos, a leitura compartilhada do livro **Os amigos que moravam em potes** foi um convite para mergulhar nas emoções - próprias e dos outros - com cuidado, curiosidade e escuta.

Desde a observação da capa até as pausas ao longo da leitura, a professora estimulou o desenvolvimento de habilidades leitoras como a antecipação, a interpretação e a inferência, abrindo espaço para que as crianças se conectassem profundamente com a história de Leo e seus potes coloridos, usados para representar sentimentos e relações.

Ao final da leitura, o grupo foi além: cada criança criou seu próprio pote simbólico, preenchido com os sentimentos que reconhece e vive. Nomear o que se sente, desenhar, escolher cores e formas tornou-se um exercício poderoso de autoconhecimento e expressão.

Nesse percurso, as crianças descobriram que todos sentem, e que sentir não é problema, é parte de ser humano. Aprenderam que cada um carrega histórias e emoções singulares, e que respeitar o outro também é saber olhar para além do rótulo.

Assim, com imaginação, conversa e afeto, foram plantadas sementes de empatia, daquelas que crescem devagar, mas que enraízam fundo.

Chapeuzinho Amarelo

Autor: Chico Buarque - Editora: Yellowfante 

O livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, trouxe sentido e encantamento às crianças do G5A. Brincando com rimas, jogos de palavras e sonoridades, elas demonstraram grande curiosidade em explorar o universo da linguagem.

A proposta partiu da intertextualidade entre dois personagens muito conhecidos: a clássica Chapeuzinho Vermelho, tão presente no imaginário infantil, e a Chapeuzinho Amarelo, que, de forma divertida e poética, nos convida a pensar sobre o medo. Essa aproximação entre os contos permitiu que as crianças identificassem semelhanças e diferenças entre as histórias, desenvolvendo habilidades de comparação, escuta atenta e interpretação.

Durante as rodas de conversa, o medo, tema central da narrativa, foi colocado em pauta. As crianças tiveram a oportunidade de nomear e compartilhar seus medos, compreendendo que esse sentimento faz parte da vida, mas pode ser elaborado e ressignificado. Chapeuzinho Amarelo, ao enfrentar o tão temido Lobo e descobrir que ele já não era tão assustador assim, ensinou ao grupo uma valiosa lição sobre coragem, superação e a força transformadora da imaginação.

 

Zilhões de Abelhas

Autor: Donaldo Buchweitz - Editora: Ciranda Cultural

Através de rimas delicadas e envolventes, o autor de Zilhões de Abelhas nos conduz ao fascinante cotidiano de um pequeno inseto que exerce um papel essencial na natureza e na nossa alimentação: a abelha. De forma lúdica e poética, o livro apresenta as diversas funções desempenhadas dentro da colmeia, revelando como esses seres trabalham em equipe para coletar néctar, transportar pólen e produzir o delicioso mel. A narrativa também aborda a função das abelhas rainhas e dos zangões, responsáveis pela reprodução e continuidade da colônia.

As crianças do G5B se reuniram em roda para escutar essa história com curiosidade e atenção. A leitura dialogou com as investigações do projeto em andamento, despertando ainda mais o interesse das crianças por esse universo minucioso e cheio de descobertas. Ao mesmo tempo, o texto poético as encantou com o ritmo das rimas, convidando-as a brincar com as palavras e a explorar a linguagem de maneira criativa.

Após a roda de conversa, as crianças foram convidadas a mergulhar em um contexto investigativo, partindo dos elementos apresentados no livro. A proposta ampliou o repertório do grupo e favoreceu a construção de novos saberes por meio da imaginação, da pesquisa e da poesia.

 

CONFIRAM TAMBÉM:

Leituras Literárias | 1º ao 5º Ano

Leituras Literárias | 6º ao 9º Ano

Leituras Literárias | Ensino Médio

 

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Anos Iniciais 1º semestre de 2025

O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.

A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.

Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.

O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros - é mapa de navegação para a vida. Em cada história, nossos alunos encontraram perguntas que ecoam seus próprios dilemas, e respostas que talvez nem soubessem que procuravam. Porque, como bem aprenderam, um bom livro é sempre espelho e janela: reflete quem somos e mostra quem poderíamos ser.

 

1º ano

Capa 1º ano

Letras de carvão

Autora: Irene Vasco - Editora: Pulo do Gato

No 1º ano do Ensino Fundamental, as crianças vivem a intensidade de um tempo inaugural: o da descoberta do mundo por meio das palavras. Sensíveis a esse momento de encantamento e desafio, foram convidadas a mergulhar na leitura de Letras de Carvão, livro que nos fala, com delicadeza, sobre o desejo de aprender a ler e escrever como forma de fazer parte do mundo; um mundo tecido por letras, histórias e significados.

Acompanhando a trajetória de Gina, que escreve com carvão no chão de terra batida, os pequenos leitores se reconheceram em suas perguntas, sonhos e conquistas. Refletiram, com escuta atenta e olhar curioso, sobre o poder transformador da linguagem, compreendendo que as palavras são pontes: unem pessoas, guardam memórias e ampliam horizontes.

Entre traços, letras e conversas, esse encontro literário se tornou também um gesto de partilha e afirmação: aprender a ler e escrever é um direito, um desejo e uma porta aberta para o mundo.

Salada, Saladinha: Parlendas

Autora: Tatiana Belinky - Editora: Companhia das letrinhas

Ao som de versos rimados e cantigas de roda, as crianças do 1º ano foram convidadas a mergulhar no universo encantado de Salada, Saladinha: Parlendas — um livro que celebra a cultura popular das infâncias e convida à partilha de memórias, ritmos e brincadeiras que atravessam gerações.

Entre risos, cantos e movimentos, aproximaram-se de textos que vivem na oralidade, reconhecendo sons, repetições e rimas que despertam a consciência fonológica e fortalecem o processo de leitura. Cada verso foi vivido com o corpo e com a escuta, abrindo espaço para que a palavra ganhasse ritmo, sentido e afeto.

As parlendas que fazem parte do livro Salada, Saladinha: Parlendas farão parte do repertório das crianças durante todo o ano e seguirão em suas brincadeiras e memórias.

 

 2º ano

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Em Cantigas para brincar, de Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida, as crianças cantaram e vivenciaram as cantigas tradicionais com coreografias e gestos, trabalhando ritmo e coordenação motora, fonética e rimas. Assim, aproximaram-se do patrimônio cultural brasileiro e foram despertadas para a curiosidade e para a valorização das raízes folclóricas, o que abriu as portas para as pesquisas que deram contexto à Festa Junina.

A leitura de Vamos dar a volta ao mundo? Conhecendo nosso planeta com a família Klink, de Marina Klink foi uma verdadeira expedição literária, uma jornada de descobertas a respeito dos diversos biomas do planeta. As crianças ampliaram seu conhecimento geográfico e ambiental,  aventuraram-se por diferentes ecossistemas como florestas, desertos, geleiras e oceanos e puderam refletir sobre a importância da preservação da natureza. Assim como toda boa aventura, esta também os colocou diante de novas  sensações e gerou sentimentos como empolgação, receio, frio na barriga e muito mais…

Algumas histórias de Meu primeiro livro de contos de fadas, de Mary Hoffman já são conhecidas das crianças, enquanto outras estão sendo deliciosas novidades - o que vem enriquecendo ainda mais o repertório cultural e literário da turma. Viajando através dos contos de encantamento, as crianças estão aprendendo a identificar e expressar suas próprias emoções, além de compreender melhor os sentimentos dos outros. Ótimas discussões e soluções criativas para problemas que se apresentam nos enredos têm surgido ao longo das leituras.

3º ano

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Um fascinante giro pelo mundo através de contos tradicionais do livro Lá vem história, de Heloisa Prieto, recontados com sensibilidade e riqueza cultural, vem acontecendo. A leitura tem gerado um olhar mais curioso e respeitoso para as diferenças culturais, a compreensão de que, embora sejamos diversos, compartilhamos sonhos e emoções similares e o prazer de descobrir que cada cultura tem tesouros narrativos únicos.

Uma história que gerou belas conversas sobre os costumes de comunicação no passado está em Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante, de Mirna Pinsky. A leitura provocou muita curiosidade e gerou a construção de uma linha do tempo das tecnologias da comunicação, ressaltando a ideia de que cada geração tem sabedoria e experiências valiosas para compartilhar.

O encontro com a poesia está se dando através da seleção maravilhosa feita por Ruth Rocha e sua filha Mariana em Poemas que escolhi para crianças. Ao mergulharem num universo de rimas, ritmos e imaginação, o encanto tomou conta da turma. Tem sido uma viagem no tempo através da poesia de autores desde o século XIX, como Olavo Bilac, até contemporâneos como Adélia Prado.

4º ano

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O menino do dedo verde, de Maurice Druon, livro encantador, que levou a importantes reflexões sobre nosso poder de transformação no mundo. Uma grande descoberta foi a de que todos temos um "dedo verde" - um poder único de fazer o bem. O que você transformaria com seu dedo verde? Cada criança está refletindo sobre o poder de transformação de Tistu, o grande protagonista e buscando em si seu poder especial. Qual transformação eu posso realizar à minha volta? Qual é o meu “dedo verde”?

Sementes de cabanas encantadas, de Philippe Lechermeier é um livro que tem acompanhado as crianças desde o início do ano e seguirá viagem até o final. Sim, uma viagem, assim como a do protagonista, o explorador Afonso Cagibi que, em seu diário de viagem tem colocado as crianças diante de metáforas que precisam ser decifradas sobre construção, transformação e a beleza de explorar novos significados. As ilustrações misteriosas e belíssimas, têm estimulado a leitura que vai além das palavras, e os meninos e meninas têm exercitado a interpretação e a sensibilidade e pesquisado referências que os permitam ler as entrelinhas dos textos

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5º ano

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Uma leitura que provocou grandes discussões sobre a importância de preservar e valorizar as culturas antigas foi a do livro Diário de Pila na Grécia, de Flávia Lins e Silva. Em meio a aventuras pelos cenários da Grécia e a riqueza dos mitos gregos, a história reforçou ainda mais esta ideia que, aliás, já vinha sendo construída com os meninos e meninas. Como? Estiveram imersos em pesquisas sobre os povos formadores do Brasil, como por exemplo, através da aproximação deles com a tradição ancestral do Maracatu, explorado para a construção da Festa Junina. Concluíram que, olhar para o passado e para as tradições de diferentes povos enriquecem a visão de mundo. E veio um desafio! Os estudantes escreveram os seus próprios “mitos gregos”, contextualizados no presente. Um livro coletivo com tais mitos, está em produção!.


Anos Iniciais 2º semestre de 2025

No Colégio Santo Ivo entendemos que ler é uma experiência formadora, que amplia o olhar e atravessa a vida dos estudantes em múltiplas dimensões. Afinal, a literatura é sempre um território onde a existência se expande.

A boa literatura deixa marcas. Aprende-se a interpretar, relacionar ideias e a ampliar repertórios. É um convite para imaginar, compreender e reinventar o próprio olhar sobre a vida.

Neste segundo semestre, os estudantes do 1º ao 5º ano tiveram contato com experiências únicas com o texto literário, compreendendo diferentes perspectivas e a valorização das relações humanas.

 

1º ano

Capa Livros 1º ano

O Mágico de Oz

Autor: L. Frank Baum - Ilustrada belamente por Arnaldo Baptista, esta obra clássica da literatura infantil, O Mágico de Oz, é apresentada em nova edição pela Antofágica, com tradução de Davi Boaventura. A história acompanha Dorothy que é levada por um ciclone para a Terra de Oz. Para voltar para casa, ela segue até o Mágico de Oz com três novos amigos: o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão. Juntos, eles vivem grandes aventuras na busca pela realização de seus sonhos.

As crianças do 1º ano sentiram-se envolvidas na leitura de seu primeiro livro capitulado. Ao acompanharem a leitura compartilhada de cada capítulo, uma nova expectativa era inaugurada, com a curiosidade sobre a continuação da história. Os primeiros marcadores de página começaram a surgir e a organização lógica do pensamento foi sendo exercitada a cada leitura. Foi fácil embarcar no enredo que de forma mágica trouxe aprendizagens sobre persistência, respeito às diferenças e o valor da amizade, habilidades tão importantes que ainda estão sendo desenvolvidas pelas crianças.

O grande rabanete

Autora: Tatiana Belinky

O Grande Rabanete apresenta, em tom leve e ritmado, um típico texto cumulativo. A cada tentativa de arrancar o gigantesco rabanete plantado pelo avô, um novo personagem se junta à corrente. Primeiro a avó, depois a neta, o cachorro, a gata e por fim, o pequeno rato. Numa sequência encadeada e quase poética, forma-se uma uma corrente de personagens que, unidos, conseguem arrancar o enorme rabanete. A narrativa destaca o valor da cooperação e mostra que, mesmo na simplicidade da vida cotidiana, o trabalho coletivo pode transformar a conquista.

As crianças do 1º ano primeiramente ouviram a história lida pela professora de forma compartilhada, o que despertou o interesse pela repetição da leitura de forma autônoma, para si ou em voz alta, de forma poética e engraçada, transformando esses momentos em uma divertida leitura.

 

2º ano

Capa Livros 2º ano

A leitura de O fantástico mistério de feiurinha, de Pedro Bandeira foi um convite aos estudantes para revisitar os contos clássicos a partir de uma perspectiva divertida, curiosa e cheia de surpresas. Puderam reconhecer os personagens dos contos de fadas — dos quais haviam se aproximado bastante na leitura de Meu primeiro livro de contos de fadas, de Mary Hoffman, no primeiro semestre — e observar como o autor brincou com as características tradicionais das personagens e do enredo. A intertextualidade proporcionou um importante exercício de imaginação e flexibilidade, afinal, o livro ampliou o olhar trazendo outras possibilidades para as narrativas tradicionais. Um grande aprendizado que ficou foi que as histórias podem ser reinventadas e que a literatura é também um espaço de criação.

Em Os bichos que tive: (memórias zoológicas ), de Sylvia Orthof, os estudantes leram relatos bem-humorados sobre os animais que fizeram parte da infância da autora, percebendo como as memórias pessoais podem se transformar em narrativas literárias. Ao longo dos episódios, tiveram contato com diferentes elementos da estrutura narrativa, como personagens, ambientes e eventos. O estilo da autora foi explorado para que as crianças reconhecessem recursos expressivos, como exageros, comparações e imagens poéticas. A leitura das ilustrações também contribuiu para a construção de sentidos, permitindo que realizassem uma interpretação integrada entre palavra e imagem. Além disso, a obra despertou nas crianças a percepção de que suas próprias lembranças e experiências podem se tornar histórias, fortalecendo a construção da identidade e da memória afetiva.

 

3º ano

Capa Livros 3º ano

A leitura de Os invisíveis, de Tino Freitas e Odilon Moraes, ajudou os estudantes a ampliar o olhar para o outro, a olhar com mais atenção para as pessoas e situações que, muitas vezes, passam despercebidas no nosso dia a dia. A história, junto das ilustrações delicadas, ensina que todos têm uma história, sentimentos e necessidades — e que pequenas atitudes de cuidado podem tornar alguém “visível” novamente. Por meio da leitura das imagens, os estudantes puderam interpretar sentidos além do texto, fazer inferências a partir das imagens, perceber como cores, traços e vazios comunicam emoções e aprender que texto e imagem dialogam e constroem significados juntos.

A leitura de Lobinho na escola de enganação, de Ian Whybrow, uma narrativa marcada pelo humor, pela fantasia e pela quebra de expectativas, possibilitou aos estudantes ampliar suas habilidades de compreensão e apreciação literária. As crianças puderam refletir sobre identidade, diferenças e autenticidade, já que o protagonista não se encaixa no modelo de “criatura assustadora” esperado pelo contexto apresentado na história. Durante a leitura, analisaram as características das personagens, observando como o comportamento do Lobinho contrasta com o de seus colegas e como suas intenções e sentimentos se revelam ao longo dos episódios. O texto, aliado às ilustrações, permitiu que os estudantes explorassem informações adicionais fornecidas pelas imagens, reconhecendo como elas ampliam sentidos e reforçam emoções. Por fim, a obra promoveu discussões sobre convivência, respeito às diferenças e coragem para ser quem se é, mesmo diante das expectativas alheias.

 

4º ano

Capa Livros 4º ano

Adentrar no universo de Uma floresta de histórias: Contos de árvores mágicas do mundo todo, de Rina Singh e ilustrações de Helen Cann permitiu que os estudantes descobrissem como as florestas do mundo guardam culturas, memórias e modos de viver muito diversos. A cada página, as crianças conheceram narrativas tradicionais de diferentes povos e percebem como cada história revela uma relação única com a natureza. Foi então que enfrentaram o maior desafio, produzir um reconto de cada uma das narrativas, utilizando o cordel, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro como meio. O resultado foi incrível!

A leitura de Magrilim e Jezebel em: O rei do abecê, de Fábio Sombra, proporcionou aos estudantes uma experiência literária marcada pelo humor, pela fantasia e pelo uso criativo da linguagem. Ao acompanhar a história, eles observaram os elementos que compõem a estrutura narrativa — personagens, ambientes, conflitos e desfechos — compreendendo como Magrilim e Jezebel conduzem a ação e resolvem os desafios que surgem ao longo da trama. A obra, inspirada em ritmos da tradição oral, rimas e brincadeiras linguísticas presentes na literatura de cordel, ampliou o repertório cultural das crianças e favoreceu a apreciação estética do texto. Por fim, as atividades orais e escritas desenvolvidas a partir da leitura possibilitaram que os estudantes experimentassem diferentes formas de expressão, criando seus próprios jogos de palavras e produzindo cordéis.

 

5º ano

Capa Livros 5º ano

Dois livros que acompanharam os estudantes desde meados do primeiro semestre foram Viagem pelo Brasil em 52 histórias, de Silvana Salerno, e Crônicas de São Paulo: um olhar indígena, de Daniel Munduruku. Eles ofereceram às crianças a oportunidade de conhecer diferentes modos de viver e de contar histórias no Brasil. Munduruku apresentou a vida na cidade, o senso de pertencimento e as pequenas descobertas do cotidiano e, por meio de seu olhar sensível, levou os estudantes a perceber que a literatura também nasce da experiência e da observação.

Viagem pelo Brasil em 52 histórias ampliou o repertório cultural por meio de narrativas das diversas regiões do país, revelando tradições, paisagens e imaginários que tornam o Brasil tão diverso. As duas leituras, juntas, permitiram que os estudantes comparassem estilos, vozes e perspectivas, fortalecendo a compreensão de que cada história carrega um jeito único de ver o mundo.

Por sua vez, Quem matou o Saci?, de Alexandre de Castro, foi um mergulho em uma investigação cheia de humor e mistério, recheado de folclore brasileiro. Ao acompanhar a história, os estudantes aprofundaram-se nos aspectos culturais por meio dos personagens dos mitos e lendas brasileiras, aprenderam a levantar hipóteses, buscar pistas e relacionar informações, apoiando o desenvolvimento de uma leitura mais crítica e investigativa. Não faltou curiosidade, apostas e muita diversão durante a jornada de busca de solução para o crime!


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Leituras Literárias | Educação Infantil

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