O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.
A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.
Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.
O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros - é mapa de navegação para a vida. Em cada história, nossos alunos encontraram perguntas que ecoam seus próprios dilemas, e respostas que talvez nem soubessem que procuravam. Porque, como bem aprenderam, um bom livro é sempre espelho e janela: reflete quem somos e mostra quem poderíamos ser.
CONFIRA CADA SEGMENTO:
Leituras Literárias | Educação Infantil
Leituras Literárias | 1º ao 5º Ano
Leituras Literárias | 6º ao 9º Ano
Leituras Literárias | Ensino Médio
O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.
A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.
Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.
O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros - é mapa de navegação para a vida. Em cada história, nossos alunos encontraram perguntas que ecoam seus próprios dilemas, e respostas que talvez nem soubessem que procuravam. Porque, como bem aprenderam, um bom livro é sempre espelho e janela: reflete quem somos e mostra quem poderíamos ser.

📖 As Meninas – Fluxo de consciência e resistência
Na leitura de As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, os alunos enfrentaram um novo desafio: acompanhar o enredo conduzido pelo fluxo de consciência, técnica que transforma a leitura em uma experiência emocional e sensorial. As vozes internas das personagens ecoaram com força, revelando seus medos, segredos e convicções.
Os temas debatidos foram marcantes: Ditadura Militar, censura e os limites entre vida pública e privada em tempos de repressão. Como trabalho final, os estudantes criaram uma playlist temática, fruto de uma pesquisa que envolveu capas de discos censurados, relatos de tortura e músicas citadas na obra.
📖 Terra Sonâmbula – Poesia, dor e memória
A leitura de Terra Sonâmbula, do moçambicano Mia Couto, foi uma verdadeira travessia literária. A obra nos encantou com sua mistura de fantasia, épico e ficção, em uma narrativa poética que exigiu atenção e provocou sentimentos intensos.
A linguagem singular de Mia — com neologismos, palavras de origem africana e variações linguísticas — foi objeto de estudos semanais, nos quais os alunos ampliaram seu vocabulário e sua percepção cultural. Para além do texto, os estudantes mergulharam na história e cultura de Moçambique, explorando temas como a guerra anticolonial, a guerra civil, a música e as manifestações populares do país.
📖 João Miguel e Caminhos de Pedras – Rachel de Queiroz em foco
Na sequência, nos aventuramos com João Miguel, uma obra densa e pouco conhecida de Rachel de Queiroz, inserida no contexto do Romance de 30. A linguagem marcada pelo discurso indireto livre e o uso de um tempo psicológico intenso exigiram atenção e sensibilidade dos leitores — o que se traduziu em um processo de leitura maduro e envolvente.
Como culminância, os alunos criaram perfis das personagens e produziram um vídeo criativo sobre a obra, que reuniu sensibilidade estética e compreensão crítica.
Paralelamente, a turma também leu Caminhos de Pedras, da mesma autora e período. A leitura das duas obras favoreceu debates comparativos sobre diferentes técnicas narrativas, além de abordar com profundidade temas como feminismo, socialismo e desigualdade social — elementos centrais na escrita de Rachel.
📖 Memórias de Martha – Realismo e Formação
Mergulhamos juntos na leitura de Memórias de Martha, uma obra marcante do Realismo que nos transporta ao final do século XIX por meio da trajetória de uma mulher forte e cheia de conflitos e dilemas. Mais do que simplesmente ler, vivenciamos a história em sala de aula com momentos de leitura compartilhada e trocas significativas entre os alunos e a professora. O ritmo foi tranquilo e o envolvimento e o despertar do gosto pela leitura compensaram cada página.
Para aprofundar a compreensão da obra, os alunos realizaram uma pesquisa iconográfica, buscando imagens relacionadas a termos desconhecidos ou típicos da época retratada. Isso permitiu uma melhor contextualização visual da narrativa. As discussões em sala giraram em torno das características do Realismo, feminismo, pobreza e a condição da mulher naquele período histórico.
CONFIRA TAMBÉM:
Leituras Literárias | Educação Infantil
Leituras Literárias | 1º ao 5º Ano
Leituras Literárias | 6º ao 9º Ano
Leituras Literárias do Primeiro Semestre - Anos Finais
O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.
A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.
Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.
O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros - é mapa de navegação para a vida. Em cada história, nossos alunos encontraram perguntas que ecoam seus próprios dilemas, e respostas que talvez nem soubessem que procuravam. Porque, como bem aprenderam, um bom livro é sempre espelho e janela: reflete quem somos e mostra quem poderíamos ser.
6º ano

Em Kafka e a Boneca Viajante, de Jordi Sierra I Fabra, os estudantes do 6º ano conheceram um episódio da vida de Franz Kafka. Ao encontrar Elsi, uma menina que chorava por sua boneca perdida, ele inventou que Brígida partira em uma grande viagem e, como “carteiro das bonecas”, passou a trazer cartas cheias de paisagens e lugares distantes. Durante a leitura, nossos meninos e meninas se depararam com temas como a perda, o luto e o poder da literatura, descobrindo como o afeto, a empatia e a imaginação podem transformar a realidade.
Em seguida, deram asas à imaginação enquanto acompanhavam as aventuras de Hugo, na história contada por Brian Selznick em A Invenção de Hugo Cabret. Hugo é um menino órfão que vive em uma estação de trem parisiense e conserta autômatos quebrados. Aprimorando suas habilidades de leitura de texto e de imagem, os estudantes trilharam ao lado de Hugo o caminho para a compreensão do mundo como um grande e complexo mecanismo de maravilhas, em que cada peça é essencial.
Antes de sair para as férias, iniciaram a leitura de O mágico de Oz, de L. Frank Baum, que conta a história de Dorothy e seus companheiros: um espantalho em busca de um cérebro, um homem de lata à procura de um coração e um leão que anseia por coragem. Ao longo da leitura, nossos estudantes descobrirão, junto aos personagens, que o afeto é a cola que remenda famílias e amizades, que os princípios são bússola nas encruzilhadas da vida e que a verdadeira magia brota quando se celebra a diversidade.
7º ano

Em O Livro Selvagem, os estudantes do 7º ano embarcaram na jornada íntima de um menino entre as páginas vivas de um livro que resiste a ser lido. Em meio à separação de seus pais, Juan descobre na biblioteca do tio um volume rebelde, que se move, se esconde e exige coragem para revelar seus segredos. O autor, Juan Villoro, levou nossos meninos e meninas a refletir sobre perda e renascimento, além de perceber que o ato de ler é um ritual de paciência e ousadia, no qual o verdadeiro encontro acontece quando o leitor se rende ao mistério.
Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, foi a leitura escolhida para dar sequência às aventuras literárias de nossos estudantes. O “cavaleiro da triste figura” e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, ensinaram que a realidade é moldada pelos olhos de quem a vê. Entre o riso e a melancolia, os estudantes refletiram sobre a empatia, a coragem de ser fiel a si mesmo e o autoconhecimento que floresce nos caminhos que trilhamos. Ao final da leitura, perceberam que o livro, mais do que uma história, é um espelho no qual os leitores se reconhecem: humanos e imperfeitos, mas sempre capazes de sonhar.
Neste final de segundo trimestre, Preparativos de Viagem, de Mário Quintana, chegou às mãos do 7º ano como um presente - desses que se guarda para sempre na “gaveta das coisas importantes”. Os poemas começam falando de coisas simples - uma mala no corredor, um relógio na parede, a luz da tarde na janela - e, de repente, levam a lugares profundos, onde moram os maiores questionamentos e descobertas dos estudantes. Os versos falam sobre tempo, saudade, partidas e chegadas, de uma forma que todos entendem e se identificam.
8º ano

Os estudantes do 8º ano descobriram em Meu avô, os livros e eu - ou como resistir em tempos incertos, de Camila Tardelli, um farol em meio à tempestade. Quando o mundo parou durante a pandemia, Natália descobriu com seu avô um passaporte para outros mundos: as páginas dos grandes autores brasileiros. A cada livro aberto, avô e neta conversavam sobre racismo, desigualdade e representatividade. Nossos alunos compreenderam o diálogo entre gerações, conheceram a história da Literatura Brasileira e descobriram que, mesmo quando o mundo lá fora parece desmoronar, sempre haverá histórias para amparar, ensinar e, principalmente, conectar aqueles que se sentam lado a lado para compartilhar o amor pelas palavras e pelo mundo que elas contêm.
Após a emocionante leitura do livro de Camila Tardelli, o 8º ano adentrou o universo vibrante e singular de Ariano Suassuna por meio de sua obra-prima, O Auto da Compadecida, que transita entre o humor escrachado e as reflexões profundas sobre justiça, fé e humanidade. Para os alunos, esta foi uma jornada de descobertas: conheceram um Brasil que ri de si mesmo, enquanto discute o eterno conflito entre ricos e pobres, o divino e o humano, a esperteza e a ingenuidade. Ao mesmo tempo, identificaram a sabedoria na simplicidade do povo brasileiro e aprenderam que a compaixão pode ser a resposta para as maiores contradições da vida. Além de ampliar seu repertório cultural, os estudantes perceberam que a grande literatura pode ser profundamente brasileira.
Ao começar a leitura de Luna Clara & Apolo Onze, de Adriana Falcão, os alunos do 8º ano se depararam com uma obra que dança entre o real e o onírico, tecendo duas histórias aparentemente distantes que se encontram na delicadeza dos fios do destino. A narrativa é uma reflexão poética sobre como as ausências nos moldam, como as buscas nos movem e como o acaso — ou seria destino? — pode costurar histórias que pareciam fadadas a permanecer separadas. Para os alunos, esta tem sido uma leitura que vai além da simples história: é um convite a pensar sobre quem são, o que buscam e como, às vezes, as respostas estão em lugares — e pessoas — que ainda não conhecem.
9º ano

O 9º ano começou 2025 com a leitura de Capitães da Areia. O romance de Jorge Amado levou os estudantes pelas mãos de Pedro Bala e seu bando de meninos órfãos, que sobrevivem esmolando e roubando, mas guardando no peito uma inocência que a vida tenta lhes arrancar. Estes personagens mostraram aos estudantes que mesmo na miséria existe amor, lealdade e a eterna esperança de dias melhores, e levaram nossos meninos e meninas a exercer a empatia ao buscar compreender as motivações de quem vive realidades tão distantes. Capitães da Areia também fez os nossos jovens refletirem sobre as infâncias abandonadas, problema grave que permanece atual em nosso país.
Em Dois Irmãos, Milton Hatoum tece uma narrativa poderosa sobre os fios que unem e desatam os laços familiares. Os gêmeos Yaqub e Omar, tão parecidos no rosto e tão distantes na alma, crescem envoltos em ciúmes, rivalidade e um amor complicado que os une mesmo quando tentam se destruir. Mais que um romance sobre irmãos, é um retrato do Brasil – especialmente das migrações e dos conflitos culturais. Nossos estudantes também encontraram nesta leitura um espelho das relações humanas em suas complexidades – onde amor e ódio frequentemente vestem a mesma roupa, e onde cada personagem carrega suas próprias versões da verdade. E identificaram esta como uma obra que, como toda grande literatura, fala fundamentalmente sobre quem somos e de onde viemos.
Em junho, os estudantes iniciaram a leitura de O Bem-Amado, obra em que Dias Gomes desnuda os meandros do poder no Brasil. Na fictícia cidade de Sucupira, nossos jovens estão acompanhando a história de Odorico Paraguaçu, um prefeito que transforma a obsessão por inaugurar o primeiro cemitério da cidade em uma tragicômica alegoria política. Por meio de personagens inesquecíveis, o texto revela as engrenagens de um sistema no qual o populismo, a corrupção e a hipocrisia se vestem de boas intenções. Ao longo da leitura, estão refletindo sobre cidadania, vida pública e participação política, ao perceber que Sucupira, com seus exageros caricatos, não é tão diferente assim de nossas cidades reais.
CONFIRAM TAMBÉM:
Leituras Literárias | Educação Infantil
O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.
A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.
Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.
O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros, é o alicerce para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças.
G2/G3

O menino com flores no cabelo
Autor: Jarvis - Editora: Pequena Zahar
Durante o semestre, O menino com flores no cabelo foi mais do que uma história lida: foi presença constante, companhia silenciosa e afetuosa no dia a dia das crianças de 2 e 3 anos. A narrativa delicada de David, um menino sensível que floresce e também se entristece, tocou profundamente o grupo formado por nossas crianças.
O livro foi lido pela professora, mas também pelas próprias crianças, que, nos momentos de leitura livre, o buscaram, folhearam, contaram a história com as imagens e com a memória do que ouviram. Assim, a história ganhou vida no gesto espontâneo de quem se identifica, cuida e compartilha.
Entre páginas e conversas, as crianças ampliaram o olhar para o outro, acolheram sentimentos diversos e fortaleceram os laços que nascem no brincar e na convivência. Aprenderam, com as flores de David, que estar junto é também perceber quando o outro precisa de cuidado — e que amizade se cultiva com atenção, escuta e ternura.
Eu primeiro
Autora: Lúcia Hiratsuka - Editora: Jujuba
Na primeira infância, o tempo pulsa no ritmo do corpo, da curiosidade e do desejo de descobrir o mundo, e também no desejo de ser o primeiro: o primeiro a correr, a brincar, a chegar. Com as crianças de 2 e 3 anos, esses impulsos se fazem presentes no cotidiano, muitas vezes acompanhados de conflitos naturais da convivência.
Foi nesse contexto que a leitura compartilhada do livro Eu Primeiro! se transformou em uma oportunidade sensível de escuta, reflexão e afeto. A história das três crianças que brincam juntas na natureza convidou os pequenos a olharem para o grupo, perceberem o outro e descobrirem que brincar também é saber esperar, dividir e pertencer.
Entre gestos, olhares e palavras, o livro nos ajudou a fortalecer valores como o respeito, o compartilhamento e a construção de vínculos. E, no ritmo do coletivo, as crianças aprenderam que há beleza em ir junto, e que o brincar, mais do que chegar primeiro, é estar com.
G4

A Panela
Autora: Patricia Auerbach - Editora: Brinque-Book
No grupo das crianças de 4 anos, a leitura do livro-imagem A Panela foi o ponto de partida para muitas outras histórias, daquelas que não estão escritas com palavras, mas com gestos, olhares e invenções que só a infância sabe criar.
Num primeiro momento, as crianças exploraram o livro livremente, lendo com os olhos e com o corpo, narrando o que viam e imaginavam a partir das imagens. Depois, com a leitura compartilhada conduzida pela professora, a narrativa se ampliou, revelando novas possibilidades de interpretação e descoberta.
Inspiradas pelas páginas do livro, que transformam uma simples panela em um universo de aventuras, as crianças também se lançaram ao faz de conta: criaram movimentos, sons e personagens, deram novos significados aos objetos e registraram com traços e cores aquilo que a imaginação fez transbordar.
Entre panelas e risos, exercitaram a criatividade, a escuta e a percepção auditiva, mostrando que, com uma boa dose de imaginação, tudo pode se transformar, inclusive o tempo, que passou ligeiro entre histórias, brincadeiras e descobertas.
Nem todo
Autor: Marcelo Tolentino - Editora: Companhia das letrinhas
A leitura compartilhada do livro Nem Todo trouxe ao grupo de crianças de 4 anos uma pergunta importante: será que todos são e agem como imaginamos? A cada página lida, a história convidava a olhar com mais cuidado, questionar estereótipos e descobrir que há muitas formas de ser, e que todas elas merecem respeito, acolhimento e espaço para florescer.
Após a leitura, o grupo foi provocado a olhar para si e para os colegas: o que temos em comum? Em que somos diferentes? Em rodas de conversa cheias de curiosidade e afeto, as crianças partilharam suas descobertas, reconhecendo semelhanças e singularidades no grupo.
Como desdobramento, cada criança produziu um autorretrato: exercício potente de identidade e expressão, no qual cada traço refletiu a beleza de ser quem se é. Nesse processo, as crianças ampliaram o olhar para si mesmas e para o outro, cultivando valores como empatia, respeito e pertencimento.
Assim, entre palavras, imagens e conversas, aprenderam que nem todos são iguais, e que é justamente essa diferença que torna o mundo mais rico, mais bonito e mais nosso.
G5

Os amigos que moravam em potes
Autora: Beatriz Singer - Editora: Matrescência
No grupo de crianças de 5 anos, a leitura compartilhada do livro Os amigos que moravam em potes foi um convite para mergulhar nas emoções - próprias e dos outros - com cuidado, curiosidade e escuta.
Desde a observação da capa até as pausas ao longo da leitura, a professora estimulou o desenvolvimento de habilidades leitoras como a antecipação, a interpretação e a inferência, abrindo espaço para que as crianças se conectassem profundamente com a história de Leo e seus potes coloridos, usados para representar sentimentos e relações.
Ao final da leitura, o grupo foi além: cada criança criou seu próprio pote simbólico, preenchido com os sentimentos que reconhece e vive. Nomear o que se sente, desenhar, escolher cores e formas tornou-se um exercício poderoso de autoconhecimento e expressão.
Nesse percurso, as crianças descobriram que todos sentem, e que sentir não é problema, é parte de ser humano. Aprenderam que cada um carrega histórias e emoções singulares, e que respeitar o outro também é saber olhar para além do rótulo.
Assim, com imaginação, conversa e afeto, foram plantadas sementes de empatia, daquelas que crescem devagar, mas que enraízam fundo.
Chapeuzinho Amarelo
Autor: Chico Buarque - Editora: Yellowfante
O livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, trouxe sentido e encantamento às crianças do G5A. Brincando com rimas, jogos de palavras e sonoridades, elas demonstraram grande curiosidade em explorar o universo da linguagem.
A proposta partiu da intertextualidade entre dois personagens muito conhecidos: a clássica Chapeuzinho Vermelho, tão presente no imaginário infantil, e a Chapeuzinho Amarelo, que, de forma divertida e poética, nos convida a pensar sobre o medo. Essa aproximação entre os contos permitiu que as crianças identificassem semelhanças e diferenças entre as histórias, desenvolvendo habilidades de comparação, escuta atenta e interpretação.
Durante as rodas de conversa, o medo, tema central da narrativa, foi colocado em pauta. As crianças tiveram a oportunidade de nomear e compartilhar seus medos, compreendendo que esse sentimento faz parte da vida, mas pode ser elaborado e ressignificado. Chapeuzinho Amarelo, ao enfrentar o tão temido Lobo e descobrir que ele já não era tão assustador assim, ensinou ao grupo uma valiosa lição sobre coragem, superação e a força transformadora da imaginação.
Zilhões de Abelhas
Autor: Donaldo Buchweitz - Editora: Ciranda Cultural
Através de rimas delicadas e envolventes, o autor de Zilhões de Abelhas nos conduz ao fascinante cotidiano de um pequeno inseto que exerce um papel essencial na natureza e na nossa alimentação: a abelha. De forma lúdica e poética, o livro apresenta as diversas funções desempenhadas dentro da colmeia, revelando como esses seres trabalham em equipe para coletar néctar, transportar pólen e produzir o delicioso mel. A narrativa também aborda a função das abelhas rainhas e dos zangões, responsáveis pela reprodução e continuidade da colônia.
As crianças do G5B se reuniram em roda para escutar essa história com curiosidade e atenção. A leitura dialogou com as investigações do projeto em andamento, despertando ainda mais o interesse das crianças por esse universo minucioso e cheio de descobertas. Ao mesmo tempo, o texto poético as encantou com o ritmo das rimas, convidando-as a brincar com as palavras e a explorar a linguagem de maneira criativa.
Após a roda de conversa, as crianças foram convidadas a mergulhar em um contexto investigativo, partindo dos elementos apresentados no livro. A proposta ampliou o repertório do grupo e favoreceu a construção de novos saberes por meio da imaginação, da pesquisa e da poesia.
Leituras Literárias | 1º ao 5º Ano
Leituras Literárias | 6º ao 9º Ano
Leituras Literárias | Ensino Médio
O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.
A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.
Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.
O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros - é mapa de navegação para a vida. Em cada história, nossos alunos encontraram perguntas que ecoam seus próprios dilemas, e respostas que talvez nem soubessem que procuravam. Porque, como bem aprenderam, um bom livro é sempre espelho e janela: reflete quem somos e mostra quem poderíamos ser.
1º ano

Letras de carvão
Autora: Irene Vasco - Editora: Pulo do Gato
No 1º ano do Ensino Fundamental, as crianças vivem a intensidade de um tempo inaugural: o da descoberta do mundo por meio das palavras. Sensíveis a esse momento de encantamento e desafio, foram convidadas a mergulhar na leitura de Letras de Carvão, livro que nos fala, com delicadeza, sobre o desejo de aprender a ler e escrever como forma de fazer parte do mundo; um mundo tecido por letras, histórias e significados.
Acompanhando a trajetória de Gina, que escreve com carvão no chão de terra batida, os pequenos leitores se reconheceram em suas perguntas, sonhos e conquistas. Refletiram, com escuta atenta e olhar curioso, sobre o poder transformador da linguagem, compreendendo que as palavras são pontes: unem pessoas, guardam memórias e ampliam horizontes.
Entre traços, letras e conversas, esse encontro literário se tornou também um gesto de partilha e afirmação: aprender a ler e escrever é um direito, um desejo e uma porta aberta para o mundo.
Salada, Saladinha: Parlendas
Autora: Tatiana Belinky - Editora: Companhia das letrinhas
Ao som de versos rimados e cantigas de roda, as crianças do 1º ano foram convidadas a mergulhar no universo encantado de Salada, Saladinha: Parlendas — um livro que celebra a cultura popular das infâncias e convida à partilha de memórias, ritmos e brincadeiras que atravessam gerações.
Entre risos, cantos e movimentos, aproximaram-se de textos que vivem na oralidade, reconhecendo sons, repetições e rimas que despertam a consciência fonológica e fortalecem o processo de leitura. Cada verso foi vivido com o corpo e com a escuta, abrindo espaço para que a palavra ganhasse ritmo, sentido e afeto.
As parlendas que fazem parte do livro Salada, Saladinha: Parlendas farão parte do repertório das crianças durante todo o ano e seguirão em suas brincadeiras e memórias.
2º ano

Em Cantigas para brincar, de Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida, as crianças cantaram e vivenciaram as cantigas tradicionais com coreografias e gestos, trabalhando ritmo e coordenação motora, fonética e rimas. Assim, aproximaram-se do patrimônio cultural brasileiro e foram despertadas para a curiosidade e para a valorização das raízes folclóricas, o que abriu as portas para as pesquisas que deram contexto à Festa Junina.
A leitura de Vamos dar a volta ao mundo? Conhecendo nosso planeta com a família Klink, de Marina Klink foi uma verdadeira expedição literária, uma jornada de descobertas a respeito dos diversos biomas do planeta. As crianças ampliaram seu conhecimento geográfico e ambiental, aventuraram-se por diferentes ecossistemas como florestas, desertos, geleiras e oceanos e puderam refletir sobre a importância da preservação da natureza. Assim como toda boa aventura, esta também os colocou diante de novas sensações e gerou sentimentos como empolgação, receio, frio na barriga e muito mais…
Algumas histórias de Meu primeiro livro de contos de fadas, de Mary Hoffman já são conhecidas das crianças, enquanto outras estão sendo deliciosas novidades - o que vem enriquecendo ainda mais o repertório cultural e literário da turma. Viajando através dos contos de encantamento, as crianças estão aprendendo a identificar e expressar suas próprias emoções, além de compreender melhor os sentimentos dos outros. Ótimas discussões e soluções criativas para problemas que se apresentam nos enredos têm surgido ao longo das leituras.
3º ano

Um fascinante giro pelo mundo através de contos tradicionais do livro Lá vem história, de Heloisa Prieto, recontados com sensibilidade e riqueza cultural, vem acontecendo. A leitura tem gerado um olhar mais curioso e respeitoso para as diferenças culturais, a compreensão de que, embora sejamos diversos, compartilhamos sonhos e emoções similares e o prazer de descobrir que cada cultura tem tesouros narrativos únicos.
Uma história que gerou belas conversas sobre os costumes de comunicação no passado está em Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante, de Mirna Pinsky. A leitura provocou muita curiosidade e gerou a construção de uma linha do tempo das tecnologias da comunicação, ressaltando a ideia de que cada geração tem sabedoria e experiências valiosas para compartilhar.
O encontro com a poesia está se dando através da seleção maravilhosa feita por Ruth Rocha e sua filha Mariana em Poemas que escolhi para crianças. Ao mergulharem num universo de rimas, ritmos e imaginação, o encanto tomou conta da turma. Tem sido uma viagem no tempo através da poesia de autores desde o século XIX, como Olavo Bilac, até contemporâneos como Adélia Prado.
4º ano

O menino do dedo verde, de Maurice Druon, livro encantador, que levou a importantes reflexões sobre nosso poder de transformação no mundo. Uma grande descoberta foi a de que todos temos um "dedo verde" - um poder único de fazer o bem. O que você transformaria com seu dedo verde? Cada criança está refletindo sobre o poder de transformação de Tistu, o grande protagonista e buscando em si seu poder especial. Qual transformação eu posso realizar à minha volta? Qual é o meu “dedo verde”?
Sementes de cabanas encantadas, de Philippe Lechermeier é um livro que tem acompanhado as crianças desde o início do ano e seguirá viagem até o final. Sim, uma viagem, assim como a do protagonista, o explorador Afonso Cagibi que, em seu diário de viagem tem colocado as crianças diante de metáforas que precisam ser decifradas sobre construção, transformação e a beleza de explorar novos significados. As ilustrações misteriosas e belíssimas, têm estimulado a leitura que vai além das palavras, e os meninos e meninas têm exercitado a interpretação e a sensibilidade e pesquisado referências que os permitam ler as entrelinhas dos textos
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5º ano

Uma leitura que provocou grandes discussões sobre a importância de preservar e valorizar as culturas antigas foi a do livro Diário de Pila na Grécia, de Flávia Lins e Silva. Em meio a aventuras pelos cenários da Grécia e a riqueza dos mitos gregos, a história reforçou ainda mais esta ideia que, aliás, já vinha sendo construída com os meninos e meninas. Como? Estiveram imersos em pesquisas sobre os povos formadores do Brasil, como por exemplo, através da aproximação deles com a tradição ancestral do Maracatu, explorado para a construção da Festa Junina. Concluíram que, olhar para o passado e para as tradições de diferentes povos enriquecem a visão de mundo. E veio um desafio! Os estudantes escreveram os seus próprios “mitos gregos”, contextualizados no presente. Um livro coletivo com tais mitos, está em produção!.
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