O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.
A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.
Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.
O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros, é o alicerce para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças.
G2/G3
O menino com flores no cabelo
Autor: Jarvis
Editora: Pequena Zahar
Durante o semestre, O menino com flores no cabelo foi mais do que uma história lida: foi presença constante, companhia silenciosa e afetuosa no dia a dia das crianças de 2 e 3 anos. A narrativa delicada de David, um menino sensível que floresce e também se entristece, tocou profundamente o grupo formado por nossas crianças.
O livro foi lido pela professora, mas também pelas próprias crianças, que, nos momentos de leitura livre, o buscaram, folhearam, contaram a história com as imagens e com a memória do que ouviram. Assim, a história ganhou vida no gesto espontâneo de quem se identifica, cuida e compartilha.
Entre páginas e conversas, as crianças ampliaram o olhar para o outro, acolheram sentimentos diversos e fortaleceram os laços que nascem no brincar e na convivência. Aprenderam, com as flores de David, que estar junto é também perceber quando o outro precisa de cuidado — e que amizade se cultiva com atenção, escuta e ternura.
Eu primeiro
Autora: Lúcia Hiratsuka
Editora: Jujuba
Na primeira infância, o tempo pulsa no ritmo do corpo, da curiosidade e do desejo de descobrir o mundo, e também no desejo de ser o primeiro: o primeiro a correr, a brincar, a chegar. Com as crianças de 2 e 3 anos, esses impulsos se fazem presentes no cotidiano, muitas vezes acompanhados de conflitos naturais da convivência.
Foi nesse contexto que a leitura compartilhada do livro Eu Primeiro! se transformou em uma oportunidade sensível de escuta, reflexão e afeto. A história das três crianças que brincam juntas na natureza convidou os pequenos a olharem para o grupo, perceberem o outro e descobrirem que brincar também é saber esperar, dividir e pertencer.
Entre gestos, olhares e palavras, o livro nos ajudou a fortalecer valores como o respeito, o compartilhamento e a construção de vínculos. E, no ritmo do coletivo, as crianças aprenderam que há beleza em ir junto, e que o brincar, mais do que chegar primeiro, é estar com.
G4
A Panela
Autora: Patricia Auerbach
Editora: Brinque-Book
No grupo das crianças de 4 anos, a leitura do livro-imagem A Panela foi o ponto de partida para muitas outras histórias, daquelas que não estão escritas com palavras, mas com gestos, olhares e invenções que só a infância sabe criar.
Num primeiro momento, as crianças exploraram o livro livremente, lendo com os olhos e com o corpo, narrando o que viam e imaginavam a partir das imagens. Depois, com a leitura compartilhada conduzida pela professora, a narrativa se ampliou, revelando novas possibilidades de interpretação e descoberta.
Inspiradas pelas páginas do livro, que transformam uma simples panela em um universo de aventuras, as crianças também se lançaram ao faz de conta: criaram movimentos, sons e personagens, deram novos significados aos objetos e registraram com traços e cores aquilo que a imaginação fez transbordar.
Entre panelas e risos, exercitaram a criatividade, a escuta e a percepção auditiva, mostrando que, com uma boa dose de imaginação, tudo pode se transformar, inclusive o tempo, que passou ligeiro entre histórias, brincadeiras e descobertas.
Nem todo
Autor: Marcelo Tolentino
Editora: Companhia das letrinhas
A leitura compartilhada do livro Nem Todo trouxe ao grupo de crianças de 4 anos uma pergunta importante: será que todos são e agem como imaginamos? A cada página lida, a história convidava a olhar com mais cuidado, questionar estereótipos e descobrir que há muitas formas de ser, e que todas elas merecem respeito, acolhimento e espaço para florescer.
Após a leitura, o grupo foi provocado a olhar para si e para os colegas: o que temos em comum? Em que somos diferentes? Em rodas de conversa cheias de curiosidade e afeto, as crianças partilharam suas descobertas, reconhecendo semelhanças e singularidades no grupo.
Como desdobramento, cada criança produziu um autorretrato: exercício potente de identidade e expressão, no qual cada traço refletiu a beleza de ser quem se é. Nesse processo, as crianças ampliaram o olhar para si mesmas e para o outro, cultivando valores como empatia, respeito e pertencimento.
Assim, entre palavras, imagens e conversas, aprenderam que nem todos são iguais, e que é justamente essa diferença que torna o mundo mais rico, mais bonito e mais nosso.
G5
Os amigos que moravam em potes
Autora: Beatriz Singer
Editora: Matrescência
No grupo de crianças de 5 anos, a leitura compartilhada do livro Os amigos que moravam em potes foi um convite para mergulhar nas emoções - próprias e dos outros - com cuidado, curiosidade e escuta.
Desde a observação da capa até as pausas ao longo da leitura, a professora estimulou o desenvolvimento de habilidades leitoras como a antecipação, a interpretação e a inferência, abrindo espaço para que as crianças se conectassem profundamente com a história de Leo e seus potes coloridos, usados para representar sentimentos e relações.
Ao final da leitura, o grupo foi além: cada criança criou seu próprio pote simbólico, preenchido com os sentimentos que reconhece e vive. Nomear o que se sente, desenhar, escolher cores e formas tornou-se um exercício poderoso de autoconhecimento e expressão.
Nesse percurso, as crianças descobriram que todos sentem, e que sentir não é problema, é parte de ser humano. Aprenderam que cada um carrega histórias e emoções singulares, e que respeitar o outro também é saber olhar para além do rótulo.
Assim, com imaginação, conversa e afeto, foram plantadas sementes de empatia, daquelas que crescem devagar, mas que enraízam fundo.
Chapeuzinho Amarelo
Autor: Chico Buarque
Editora: Yellowfante
O livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, trouxe sentido e encantamento às crianças do G5A. Brincando com rimas, jogos de palavras e sonoridades, elas demonstraram grande curiosidade em explorar o universo da linguagem.
A proposta partiu da intertextualidade entre dois personagens muito conhecidos: a clássica Chapeuzinho Vermelho, tão presente no imaginário infantil, e a Chapeuzinho Amarelo, que, de forma divertida e poética, nos convida a pensar sobre o medo. Essa aproximação entre os contos permitiu que as crianças identificassem semelhanças e diferenças entre as histórias, desenvolvendo habilidades de comparação, escuta atenta e interpretação.
Durante as rodas de conversa, o medo, tema central da narrativa, foi colocado em pauta. As crianças tiveram a oportunidade de nomear e compartilhar seus medos, compreendendo que esse sentimento faz parte da vida, mas pode ser elaborado e ressignificado. Chapeuzinho Amarelo, ao enfrentar o tão temido Lobo e descobrir que ele já não era tão assustador assim, ensinou ao grupo uma valiosa lição sobre coragem, superação e a força transformadora da imaginação.
Zilhões de Abelhas
Autor: Donaldo Buchweitz
Editora: Ciranda Cultural
Através de rimas delicadas e envolventes, o autor de Zilhões de Abelhas nos conduz ao fascinante cotidiano de um pequeno inseto que exerce um papel essencial na natureza e na nossa alimentação: a abelha. De forma lúdica e poética, o livro apresenta as diversas funções desempenhadas dentro da colmeia, revelando como esses seres trabalham em equipe para coletar néctar, transportar pólen e produzir o delicioso mel. A narrativa também aborda a função das abelhas rainhas e dos zangões, responsáveis pela reprodução e continuidade da colônia.
As crianças do G5B se reuniram em roda para escutar essa história com curiosidade e atenção. A leitura dialogou com as investigações do projeto em andamento, despertando ainda mais o interesse das crianças por esse universo minucioso e cheio de descobertas. Ao mesmo tempo, o texto poético as encantou com o ritmo das rimas, convidando-as a brincar com as palavras e a explorar a linguagem de maneira criativa.
Após a roda de conversa, as crianças foram convidadas a mergulhar em um contexto investigativo, partindo dos elementos apresentados no livro. A proposta ampliou o repertório do grupo e favoreceu a construção de novos saberes por meio da imaginação, da pesquisa e da poesia.
1º ano
Letras de carvão
Autora: Irene Vasco
Editora: Pulo do Gato
No 1º ano do Ensino Fundamental, as crianças vivem a intensidade de um tempo inaugural: o da descoberta do mundo por meio das palavras. Sensíveis a esse momento de encantamento e desafio, foram convidadas a mergulhar na leitura de Letras de Carvão, livro que nos fala, com delicadeza, sobre o desejo de aprender a ler e escrever como forma de fazer parte do mundo; um mundo tecido por letras, histórias e significados.
Acompanhando a trajetória de Gina, que escreve com carvão no chão de terra batida, os pequenos leitores se reconheceram em suas perguntas, sonhos e conquistas. Refletiram, com escuta atenta e olhar curioso, sobre o poder transformador da linguagem, compreendendo que as palavras são pontes: unem pessoas, guardam memórias e ampliam horizontes.
Entre traços, letras e conversas, esse encontro literário se tornou também um gesto de partilha e afirmação: aprender a ler e escrever é um direito, um desejo e uma porta aberta para o mundo.
Salada, Saladinha: Parlendas
Autora: Tatiana Belinky
Editora: Companhia das letrinhas
Ao som de versos rimados e cantigas de roda, as crianças do 1º ano foram convidadas a mergulhar no universo encantado de Salada, Saladinha: Parlendas - um livro que celebra a cultura popular das infâncias e convida à partilha de memórias, ritmos e brincadeiras que atravessam gerações.
Entre risos, cantos e movimentos, aproximaram-se de textos que vivem na oralidade, reconhecendo sons, repetições e rimas que despertam a consciência fonológica e fortalecem o processo de leitura. Cada verso foi vivido com o corpo e com a escuta, abrindo espaço para que a palavra ganhasse ritmo, sentido e afeto.
Nesse encontro entre tradição e descoberta, as crianças experimentaram o prazer de aprender brincando, reconhecendo que ler também é cantar, repetir, lembrar e se conectar com um repertório coletivo que pulsa vivo nas rodas, nas vozes e na imaginação.
As parlendas que fazem parte do livro Salada, Saladinha: Parlendas farão parte do repertório das crianças durante todo o ano e seguirão em suas brincadeiras e memórias.
Boletim Edição Especial - Literatura ANOS INICIAIS
Leituras Literárias do Primeiro Semestre - Anos Finais
Educação Infantil e 1º ano 1º semestre de 2025
Percursos Literários – 1ª série EM e Unidade Prosa | 2025