O Colégio Santo Ivo reconhece a importância da Literatura para o desenvolvimento e a formação humana.
A literatura convida à fruição, ao encantamento e à ampliação do repertório de experiências — afetivas, sociais e existenciais.
Nosso currículo literário é organizado com o propósito de que crianças e jovens, ao longo de sua trajetória escolar, transitem por uma diversidade de gêneros, autores e estilos. Com isso, buscamos não apenas o desenvolvimento de habilidades leitoras essenciais, mas também o cultivo de um vínculo sensível e crítico com a linguagem literária.
O saldo deste primeiro semestre é mais do que uma lista de livros - é mapa de navegação para a vida. Em cada história, nossos alunos encontraram perguntas que ecoam seus próprios dilemas, e respostas que talvez nem soubessem que procuravam. Porque, como bem aprenderam, um bom livro é sempre espelho e janela: reflete quem somos e mostra quem poderíamos ser.
1º ano

Letras de carvão
Autora: Irene Vasco - Editora: Pulo do Gato
No 1º ano do Ensino Fundamental, as crianças vivem a intensidade de um tempo inaugural: o da descoberta do mundo por meio das palavras. Sensíveis a esse momento de encantamento e desafio, foram convidadas a mergulhar na leitura de Letras de Carvão, livro que nos fala, com delicadeza, sobre o desejo de aprender a ler e escrever como forma de fazer parte do mundo; um mundo tecido por letras, histórias e significados.
Acompanhando a trajetória de Gina, que escreve com carvão no chão de terra batida, os pequenos leitores se reconheceram em suas perguntas, sonhos e conquistas. Refletiram, com escuta atenta e olhar curioso, sobre o poder transformador da linguagem, compreendendo que as palavras são pontes: unem pessoas, guardam memórias e ampliam horizontes.
Entre traços, letras e conversas, esse encontro literário se tornou também um gesto de partilha e afirmação: aprender a ler e escrever é um direito, um desejo e uma porta aberta para o mundo.
Salada, Saladinha: Parlendas
Autora: Tatiana Belinky - Editora: Companhia das letrinhas
Ao som de versos rimados e cantigas de roda, as crianças do 1º ano foram convidadas a mergulhar no universo encantado de Salada, Saladinha: Parlendas — um livro que celebra a cultura popular das infâncias e convida à partilha de memórias, ritmos e brincadeiras que atravessam gerações.
Entre risos, cantos e movimentos, aproximaram-se de textos que vivem na oralidade, reconhecendo sons, repetições e rimas que despertam a consciência fonológica e fortalecem o processo de leitura. Cada verso foi vivido com o corpo e com a escuta, abrindo espaço para que a palavra ganhasse ritmo, sentido e afeto.
As parlendas que fazem parte do livro Salada, Saladinha: Parlendas farão parte do repertório das crianças durante todo o ano e seguirão em suas brincadeiras e memórias.
2º ano

Em Cantigas para brincar, de Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida, as crianças cantaram e vivenciaram as cantigas tradicionais com coreografias e gestos, trabalhando ritmo e coordenação motora, fonética e rimas. Assim, aproximaram-se do patrimônio cultural brasileiro e foram despertadas para a curiosidade e para a valorização das raízes folclóricas, o que abriu as portas para as pesquisas que deram contexto à Festa Junina.
A leitura de Vamos dar a volta ao mundo? Conhecendo nosso planeta com a família Klink, de Marina Klink foi uma verdadeira expedição literária, uma jornada de descobertas a respeito dos diversos biomas do planeta. As crianças ampliaram seu conhecimento geográfico e ambiental, aventuraram-se por diferentes ecossistemas como florestas, desertos, geleiras e oceanos e puderam refletir sobre a importância da preservação da natureza. Assim como toda boa aventura, esta também os colocou diante de novas sensações e gerou sentimentos como empolgação, receio, frio na barriga e muito mais…
Algumas histórias de Meu primeiro livro de contos de fadas, de Mary Hoffman já são conhecidas das crianças, enquanto outras estão sendo deliciosas novidades - o que vem enriquecendo ainda mais o repertório cultural e literário da turma. Viajando através dos contos de encantamento, as crianças estão aprendendo a identificar e expressar suas próprias emoções, além de compreender melhor os sentimentos dos outros. Ótimas discussões e soluções criativas para problemas que se apresentam nos enredos têm surgido ao longo das leituras.
3º ano

Um fascinante giro pelo mundo através de contos tradicionais do livro Lá vem história, de Heloisa Prieto, recontados com sensibilidade e riqueza cultural, vem acontecendo. A leitura tem gerado um olhar mais curioso e respeitoso para as diferenças culturais, a compreensão de que, embora sejamos diversos, compartilhamos sonhos e emoções similares e o prazer de descobrir que cada cultura tem tesouros narrativos únicos.
Uma história que gerou belas conversas sobre os costumes de comunicação no passado está em Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante, de Mirna Pinsky. A leitura provocou muita curiosidade e gerou a construção de uma linha do tempo das tecnologias da comunicação, ressaltando a ideia de que cada geração tem sabedoria e experiências valiosas para compartilhar.
O encontro com a poesia está se dando através da seleção maravilhosa feita por Ruth Rocha e sua filha Mariana em Poemas que escolhi para crianças. Ao mergulharem num universo de rimas, ritmos e imaginação, o encanto tomou conta da turma. Tem sido uma viagem no tempo através da poesia de autores desde o século XIX, como Olavo Bilac, até contemporâneos como Adélia Prado.
4º ano

O menino do dedo verde, de Maurice Druon, livro encantador, que levou a importantes reflexões sobre nosso poder de transformação no mundo. Uma grande descoberta foi a de que todos temos um "dedo verde" - um poder único de fazer o bem. O que você transformaria com seu dedo verde? Cada criança está refletindo sobre o poder de transformação de Tistu, o grande protagonista e buscando em si seu poder especial. Qual transformação eu posso realizar à minha volta? Qual é o meu “dedo verde”?
Sementes de cabanas encantadas, de Philippe Lechermeier é um livro que tem acompanhado as crianças desde o início do ano e seguirá viagem até o final. Sim, uma viagem, assim como a do protagonista, o explorador Afonso Cagibi que, em seu diário de viagem tem colocado as crianças diante de metáforas que precisam ser decifradas sobre construção, transformação e a beleza de explorar novos significados. As ilustrações misteriosas e belíssimas, têm estimulado a leitura que vai além das palavras, e os meninos e meninas têm exercitado a interpretação e a sensibilidade e pesquisado referências que os permitam ler as entrelinhas dos textos
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5º ano

Uma leitura que provocou grandes discussões sobre a importância de preservar e valorizar as culturas antigas foi a do livro Diário de Pila na Grécia, de Flávia Lins e Silva. Em meio a aventuras pelos cenários da Grécia e a riqueza dos mitos gregos, a história reforçou ainda mais esta ideia que, aliás, já vinha sendo construída com os meninos e meninas. Como? Estiveram imersos em pesquisas sobre os povos formadores do Brasil, como por exemplo, através da aproximação deles com a tradição ancestral do Maracatu, explorado para a construção da Festa Junina. Concluíram que, olhar para o passado e para as tradições de diferentes povos enriquecem a visão de mundo. E veio um desafio! Os estudantes escreveram os seus próprios “mitos gregos”, contextualizados no presente. Um livro coletivo com tais mitos, está em produção!.
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